PARLAMENTO JOVEM BETIM: DESAFIOS DA FORMAÇÃO POLÍTICA NA INTERFACE ESCOLA-UNIVERSIDADE

Autores

  • Aline Consolação da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Bruno Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Denise Fonseca Viana Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Hananda Gabriele Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Luiz Carlos Castello Branco Rena

Palavras-chave:

Juventude, Participação política, Formação cidadã

Resumo

O presente artigo analisa os limites e as possibilidades na formação política e cidadã no espaço da escola e da universidade, através da experiência do projeto de extensão universitária Parlamento Jovem da PUC Minas Betim. Pretende oferecer uma avaliação do processo de articulação entre a universidade, as escolas e a câmara municipal entorno do compromisso de fomentar o debate crítico sobre demandas relevantes da sociedade local como segurança pública e direitos humanos. Apresentamos a metodologia de oficinas como estratégia adequada de formação para o exercício da cidadania a partir de uma nova perspectiva de participação política e engajamento juvenil enquanto construção coletiva. Oferece-se, também, o relato da experiência de diagnóstico da realidade através da pesquisa na comunidade, com envolvimento dos alunos da educação básica e estudantes extensionistas, reconhecendo o cotidiano dos jovens como lugar de construção de saber.

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Publicado

2016-12-01

Como Citar

SILVA, Aline Consolação da; RODRIGUES, Bruno; VIANA, Denise Fonseca; SILVA, Hananda Gabriele; RENA, Luiz Carlos Castello Branco. PARLAMENTO JOVEM BETIM: DESAFIOS DA FORMAÇÃO POLÍTICA NA INTERFACE ESCOLA-UNIVERSIDADE. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 131–146, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/13615. Acesso em: 25 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre