PARLAMENTO JOVEM BETIM: DESAFIOS DA FORMAÇÃO POLÍTICA NA INTERFACE ESCOLA-UNIVERSIDADE
Palavras-chave:
Juventude, Participação política, Formação cidadãResumo
O presente artigo analisa os limites e as possibilidades na formação política e cidadã no espaço da escola e da universidade, através da experiência do projeto de extensão universitária Parlamento Jovem da PUC Minas Betim. Pretende oferecer uma avaliação do processo de articulação entre a universidade, as escolas e a câmara municipal entorno do compromisso de fomentar o debate crítico sobre demandas relevantes da sociedade local como segurança pública e direitos humanos. Apresentamos a metodologia de oficinas como estratégia adequada de formação para o exercício da cidadania a partir de uma nova perspectiva de participação política e engajamento juvenil enquanto construção coletiva. Oferece-se, também, o relato da experiência de diagnóstico da realidade através da pesquisa na comunidade, com envolvimento dos alunos da educação básica e estudantes extensionistas, reconhecendo o cotidiano dos jovens como lugar de construção de saber.Downloads
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Publicado
2016-12-01
Como Citar
SILVA, Aline Consolação da; RODRIGUES, Bruno; VIANA, Denise Fonseca; SILVA, Hananda Gabriele; RENA, Luiz Carlos Castello Branco. PARLAMENTO JOVEM BETIM: DESAFIOS DA FORMAÇÃO POLÍTICA NA INTERFACE ESCOLA-UNIVERSIDADE. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 131–146, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/13615. Acesso em: 25 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos de temática livre
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