PARLAMENTO JOVEM BETIM: DESAFIOS DA FORMAÇÃO POLÍTICA NA INTERFACE ESCOLA-UNIVERSIDADE
Keywords:
Juventude, Participação política, Formação cidadãAbstract
O presente artigo analisa os limites e as possibilidades na formação política e cidadã no espaço da escola e da universidade, através da experiência do projeto de extensão universitária Parlamento Jovem da PUC Minas Betim. Pretende oferecer uma avaliação do processo de articulação entre a universidade, as escolas e a câmara municipal entorno do compromisso de fomentar o debate crítico sobre demandas relevantes da sociedade local como segurança pública e direitos humanos. Apresentamos a metodologia de oficinas como estratégia adequada de formação para o exercício da cidadania a partir de uma nova perspectiva de participação política e engajamento juvenil enquanto construção coletiva. Oferece-se, também, o relato da experiência de diagnóstico da realidade através da pesquisa na comunidade, com envolvimento dos alunos da educação básica e estudantes extensionistas, reconhecendo o cotidiano dos jovens como lugar de construção de saber.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-12-01
How to Cite
SILVA, Aline Consolação da; RODRIGUES, Bruno; VIANA, Denise Fonseca; SILVA, Hananda Gabriele; RENA, Luiz Carlos Castello Branco. PARLAMENTO JOVEM BETIM: DESAFIOS DA FORMAÇÃO POLÍTICA NA INTERFACE ESCOLA-UNIVERSIDADE. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 131–146, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/13615. Acesso em: 29 sep. 2025.
Issue
Section
Artigos de temática livre
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.