A PSICOLOGIA JUNTO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIAS E DESASTRES
Palavras-chave:
Psicologia, Políticas públicas, Emergências, Desastres, Proteção e Defesa CivilResumo
A sociedade brasileira convive, frequentemente e cada vez mais, com situações de emergências e desastres, as quais ocasionam danos de ordem ambiental, material, econômica, estrutural e, sobretudo, danos à vida humana e à saúde mental dos atingidos. Assim sendo, este estudo tem o propósito de trazer uma reflexão sobre a atuação do psicólogo nessas situações, a qual é recente, mas está em pleno desenvolvimento. Desta forma, o objetivo geral deste trabalho consiste em realizar uma reflexão sobre os desafios com os quais a Psicologia se defronta, em situações de emergências e desastres, bem como quais as suas possíveis contribuições em todas as fases de um evento dessa natureza. Enfatiza-se, sobretudo, o momento da prevenção e da redução dos riscos de desastres. Para tanto, utiliza-se o arcabouço teórico da Psicologia Social Comunitária para orientar a reflexão sobre essa atuação do psicólogo, em consonância com as políticas públicas vigentes em nosso país. O procedimento metodológico consiste em uma pesquisa bibliográfica. Então, por meio da reflexão sobre os documentos pesquisados, é possível perceber que o trabalho do psicólogo em situações de emergências e desastres precisa, necessariamente, ser realizado em equipe multiprofissional. Além disso, essa atuação também deve considerar a participação popular, a qual é peça fundamental para que o trabalho se desenvolva de modo crítico, solidário e contextualizado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-02-28
Como Citar
PACHECO, Raquel Ferreira; SOUZA, Sílvia Regina Eulálio de. A PSICOLOGIA JUNTO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIAS E DESASTRES. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 131–149, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/14252. Acesso em: 20 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos de temática livre
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.