A PSICOLOGIA JUNTO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIAS E DESASTRES
Keywords:
Psicologia, Políticas públicas, Emergências, Desastres, Proteção e Defesa CivilAbstract
A sociedade brasileira convive, frequentemente e cada vez mais, com situações de emergências e desastres, as quais ocasionam danos de ordem ambiental, material, econômica, estrutural e, sobretudo, danos à vida humana e à saúde mental dos atingidos. Assim sendo, este estudo tem o propósito de trazer uma reflexão sobre a atuação do psicólogo nessas situações, a qual é recente, mas está em pleno desenvolvimento. Desta forma, o objetivo geral deste trabalho consiste em realizar uma reflexão sobre os desafios com os quais a Psicologia se defronta, em situações de emergências e desastres, bem como quais as suas possíveis contribuições em todas as fases de um evento dessa natureza. Enfatiza-se, sobretudo, o momento da prevenção e da redução dos riscos de desastres. Para tanto, utiliza-se o arcabouço teórico da Psicologia Social Comunitária para orientar a reflexão sobre essa atuação do psicólogo, em consonância com as políticas públicas vigentes em nosso país. O procedimento metodológico consiste em uma pesquisa bibliográfica. Então, por meio da reflexão sobre os documentos pesquisados, é possível perceber que o trabalho do psicólogo em situações de emergências e desastres precisa, necessariamente, ser realizado em equipe multiprofissional. Além disso, essa atuação também deve considerar a participação popular, a qual é peça fundamental para que o trabalho se desenvolva de modo crítico, solidário e contextualizado.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-02-28
How to Cite
PACHECO, Raquel Ferreira; SOUZA, Sílvia Regina Eulálio de. A PSICOLOGIA JUNTO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIAS E DESASTRES. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 131–149, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/14252. Acesso em: 24 oct. 2025.
Issue
Section
Artigos de temática livre
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.




