UMA EXPERIÊNCIA DE OFICINA PSICOSSOCIAL PARA SENSIBILIZAÇÃO ÀS QUESTÕES PROFISSIONAIS
Palavras-chave:
Orientação Profissional, Sensibilização, Jovens, Reflexões, PossibilidadesResumo
Este artigo relata uma prática de Orientação Profissional (OP) realizada com jovens do projeto Escola Aberta, em uma escola municipal de Belo Horizonte. A metodologia de trabalho foi a Oficina Psicossocial (AFONSO, 2006), através de técnicas grupais e discussões, que promoveram reflexões sobre o futuro profissional. Percebemos que alguns jovens refletiram sobre suas opções contrapondo às dos pais, em busca de autorrealização. Discutimos sobre diversos dificultadores e possibilidades frente ao processo de escolha. Refletimos sobre idealizações e atuações profissionais concretas. Alguns jovens relataram compreender que as opções de escolha estão para além das “profissões que dão dinheiro”; que o ato da escolha deve ser pautado por suas preferências, habilidades e competências, sem desprezar o mercado de trabalho, suas exigências e oportunidades. Endossamos a relevância social das práticas extensionistas, como forma de aproximar Universidade e Comunidades e promover processos de autonomia pautados em reflexões compartilhadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-03-07
Como Citar
FERREIRA, Aparecida Maria Stela Nunes; SILVA, Bruna Coutinho; BEBIANO, Gabriela Mateus; SILVA, Talita Souza; GOMES, Tamara Alessandra Santos. UMA EXPERIÊNCIA DE OFICINA PSICOSSOCIAL PARA SENSIBILIZAÇÃO ÀS QUESTÕES PROFISSIONAIS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 5, p. 597–615, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/17194. Acesso em: 20 ago. 2025.
Edição
Seção
Artigos de temática livre
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.