UMA EXPERIÊNCIA DE OFICINA PSICOSSOCIAL PARA SENSIBILIZAÇÃO ÀS QUESTÕES PROFISSIONAIS
Keywords:
Orientação Profissional, Sensibilização, Jovens, Reflexões, PossibilidadesAbstract
Este artigo relata uma prática de Orientação Profissional (OP) realizada com jovens do projeto Escola Aberta, em uma escola municipal de Belo Horizonte. A metodologia de trabalho foi a Oficina Psicossocial (AFONSO, 2006), através de técnicas grupais e discussões, que promoveram reflexões sobre o futuro profissional. Percebemos que alguns jovens refletiram sobre suas opções contrapondo às dos pais, em busca de autorrealização. Discutimos sobre diversos dificultadores e possibilidades frente ao processo de escolha. Refletimos sobre idealizações e atuações profissionais concretas. Alguns jovens relataram compreender que as opções de escolha estão para além das “profissões que dão dinheiro”; que o ato da escolha deve ser pautado por suas preferências, habilidades e competências, sem desprezar o mercado de trabalho, suas exigências e oportunidades. Endossamos a relevância social das práticas extensionistas, como forma de aproximar Universidade e Comunidades e promover processos de autonomia pautados em reflexões compartilhadas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-03-07
How to Cite
FERREIRA, Aparecida Maria Stela Nunes; SILVA, Bruna Coutinho; BEBIANO, Gabriela Mateus; SILVA, Talita Souza; GOMES, Tamara Alessandra Santos. UMA EXPERIÊNCIA DE OFICINA PSICOSSOCIAL PARA SENSIBILIZAÇÃO ÀS QUESTÕES PROFISSIONAIS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 5, p. 597–615, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/17194. Acesso em: 20 aug. 2025.
Issue
Section
Artigos de temática livre
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.