RELAÇÃO ENTRE CONSUMO E OBESIDADE INFANTIL SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: REVISÃO NARRATIVA
Palavras-chave:
Criança, Obesidade, Sociedade de Consumo, Educação, Análise do ComportamentoResumo
O conteúdo das discussões pautadas nesse artigo tem como principal objetivo compreender as influências e os impactos da sociedade de consumo no contexto da obesidade infantil a partir de uma revisão narrativa sob o enfoque da Análise do Comportamento. Observa-se que a cultura do consumo se faz presente de maneira substancial na contemporaneidade e que sua busca pelo lucro, leva o cenário mercadológico a cada vez mais cedo, atrair e desenvolver consumidores em potencial. O trabalho problematiza os contextos do consumo que permeiam o universo infantil e a situação alarmante da obesidade infantil que se apresenta como desdobramento dessa relação. Através de uma revisão bibliográfica sobre o assunto observou-se como a organização da sociedade - permeada pelo consumo irracional e inconsequente - tem afetado, sobremaneira, a saúde de crianças brasileiras. Para além de identificar essas variáveis, ressalta-se a necessidade de envolver os atores que se inserem no âmbito relacional da criança para adoção de práticas educacionais que promovam e previnam os efeitos agravantes da obesidade infantil e do consumo desenfreado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-09-12
Como Citar
SILVA, Jéssica Lorraine; BERNARDES, Luiz Antonio. RELAÇÃO ENTRE CONSUMO E OBESIDADE INFANTIL SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: REVISÃO NARRATIVA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 79–101, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/18407. Acesso em: 15 set. 2025.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.