RELAÇÃO ENTRE CONSUMO E OBESIDADE INFANTIL SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: REVISÃO NARRATIVA
Keywords:
Criança, Obesidade, Sociedade de Consumo, Educação, Análise do ComportamentoAbstract
O conteúdo das discussões pautadas nesse artigo tem como principal objetivo compreender as influências e os impactos da sociedade de consumo no contexto da obesidade infantil a partir de uma revisão narrativa sob o enfoque da Análise do Comportamento. Observa-se que a cultura do consumo se faz presente de maneira substancial na contemporaneidade e que sua busca pelo lucro, leva o cenário mercadológico a cada vez mais cedo, atrair e desenvolver consumidores em potencial. O trabalho problematiza os contextos do consumo que permeiam o universo infantil e a situação alarmante da obesidade infantil que se apresenta como desdobramento dessa relação. Através de uma revisão bibliográfica sobre o assunto observou-se como a organização da sociedade - permeada pelo consumo irracional e inconsequente - tem afetado, sobremaneira, a saúde de crianças brasileiras. Para além de identificar essas variáveis, ressalta-se a necessidade de envolver os atores que se inserem no âmbito relacional da criança para adoção de práticas educacionais que promovam e previnam os efeitos agravantes da obesidade infantil e do consumo desenfreado.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-09-12
How to Cite
SILVA, Jéssica Lorraine; BERNARDES, Luiz Antonio. RELAÇÃO ENTRE CONSUMO E OBESIDADE INFANTIL SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: REVISÃO NARRATIVA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 79–101, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/18407. Acesso em: 19 oct. 2025.
Issue
Section
Dossiê
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.