FAMÍLIA, GÊNERO E TRABALHO NO MEIO RURAL: INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS A PARTIR DO DISCURSO JORNALÍSTICO
Palavras-chave:
Família, Gênero, Trabalho rural, Mídia, Análise de DiscursoResumo
Este artigo resulta de uma pesquisa de conclusão de curso de graduação em Psicologia, na Universidade de Santa Cruz do Sul/RS. O objetivo principal foi investigar quais discursos circulavam no jornal de um município de pequeno porte do RS, acerca das intersecções entre a mulher, o trabalho e o meio rural. A metodologia consistiu em uma pesquisa documental no jornal local, a Tribuna Popular, utilizando-se os recursos de clipping e anotações em um diário de campo como estratégias para a produção de dados. A Análise do Discurso, em sua vertente francesa, é utilizada enquanto perspectiva teórico-metodológica para produção e análise dos dados. A partir da análise de 56 edições do jornal, publicadas entre março de 2015 e março de 2016, foram observados atravessamentos do discurso patriarcal nas instituições família e trabalho, bem como a aproximação da mulher rural às atividades laborais da esfera doméstica. Também se evidenciou a intersecção com outros campos discursivos, como o atravessamento do discurso econômico-capitalista, reforçando estereótipos e papeis de sexo/gênero. Assim, os discursos que falam sobre a intersecção entre mulher e trabalho rural são atravessados por determinado contexto social e histórico, descrevendo e (re)produzindo realidades, sugerindo que novos estudos sejam realizados acerca da temática.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-09-12
Como Citar
SEHN, Elise Julia; NUNES, Karla Gomes. FAMÍLIA, GÊNERO E TRABALHO NO MEIO RURAL: INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS A PARTIR DO DISCURSO JORNALÍSTICO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 377–397, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/18414. Acesso em: 15 set. 2025.
Edição
Seção
Artigos de temática livre
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.