FAMÍLIA, GÊNERO E TRABALHO NO MEIO RURAL: INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS A PARTIR DO DISCURSO JORNALÍSTICO
Keywords:
Família, Gênero, Trabalho rural, Mídia, Análise de DiscursoAbstract
Este artigo resulta de uma pesquisa de conclusão de curso de graduação em Psicologia, na Universidade de Santa Cruz do Sul/RS. O objetivo principal foi investigar quais discursos circulavam no jornal de um município de pequeno porte do RS, acerca das intersecções entre a mulher, o trabalho e o meio rural. A metodologia consistiu em uma pesquisa documental no jornal local, a Tribuna Popular, utilizando-se os recursos de clipping e anotações em um diário de campo como estratégias para a produção de dados. A Análise do Discurso, em sua vertente francesa, é utilizada enquanto perspectiva teórico-metodológica para produção e análise dos dados. A partir da análise de 56 edições do jornal, publicadas entre março de 2015 e março de 2016, foram observados atravessamentos do discurso patriarcal nas instituições família e trabalho, bem como a aproximação da mulher rural às atividades laborais da esfera doméstica. Também se evidenciou a intersecção com outros campos discursivos, como o atravessamento do discurso econômico-capitalista, reforçando estereótipos e papeis de sexo/gênero. Assim, os discursos que falam sobre a intersecção entre mulher e trabalho rural são atravessados por determinado contexto social e histórico, descrevendo e (re)produzindo realidades, sugerindo que novos estudos sejam realizados acerca da temática.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-09-12
How to Cite
SEHN, Elise Julia; NUNES, Karla Gomes. FAMÍLIA, GÊNERO E TRABALHO NO MEIO RURAL: INTERLOCUÇÕES POSSÍVEIS A PARTIR DO DISCURSO JORNALÍSTICO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 377–397, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/18414. Acesso em: 20 aug. 2025.
Issue
Section
Artigos de temática livre
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.