PULSÃO DE MORTE EM FREUD: ENTRE A ESPECULAÇÃO E A CLÍNICA
Palavras-chave:
Pulsão de morte; Agressividade; Sentimento de culpa; O Ego e o Id.Resumo
O presente artigo analisa os principais substratos empíricos e clínicos do conceito de pulsão de morte através da leitura atenta do primeiro texto em que o conceito é formulado e do segundo grande texto em que está presente, respectivamente Além do Princípio de Prazer e O Ego e o Id. Partiu-se da hipótese que a pulsão de morte é introduzida na metapsicologia freudiana com forte apelo aos argumentos biológicos e ganha mais consistência a partir de 1923, com os conceitos de desfusão, agressividade, sentimento de culpa e superego. O sentimento de culpa aparece como chave de leitura fundamental em O Ego e o Id ao associar a agressividade à pulsão de morte como um substrato consistente do conceito. O artigo, por fim, evidencia como a pulsão de morte se associa mais facilmente à dimensão clínica a partir de então.
Downloads
Referências
FREUD, Sigmund. Totem e tabu. Tradução de Jayme Salomão. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1913-1996. 24 v. v. 13.
FREUD, Sigmund. Os instintos e suas vicissitudes. Tradução de Jayme Salomão. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1915-1996. 24 v. v. 14.
FREUD, Sigmund. Além do princípio de prazer. Tradução de Jayme Salomão. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1920-1996. 24 v. v. 18.
FREUD, Sigmund. O ego e o id. Tradução de Jayme Salomão. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1923-1996. 24 v. v. 19.
MOREIRA, Jacqueline de Oliveira. Édipo em freud: o movimento de uma teoria. Revista Psicologia em Estudo. Maringá, v. 9, nº. 2, p. 219-227, mai/ago. 2004. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 30 de jul. 2019.
SILVA, Marcus Vinicius Neto. A construção da pulsão de morte freudiana: um estudo histórico da formação do conceito a partir de suas fontes. Montes Claros: Unimontes, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.