SERVIÇOS DE APOIO AOS ESTUDANTES DE MEDICINA: CONHECENDO ALGUNS NÚCLEOS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Educação Médica, Saúde mental, Sistemas de apoio psicossocial, Estudantes de medicinaResumo
Os serviços de apoio psicopedagógico ao estudante de Medicina têm se tornado estratégias frente às altas prevalências de adoecimento psíquico nesse grupo social. Em vista disso, essa pesquisa qualitativa objetivou conhecer as propostas de apoio psicológico e educativo ofertadas pelas escolas médicas públicas brasileiras. A análise documental foi o recurso metodológico utilizado para coleta de dados em sites de escolas médicas e busca em outros documentos como regimentos e portarias, que também foram buscados por contatos institucionais telefônicos ou por e-mails. No geral, a maioria dos serviços identificados se localiza no sudeste do país e está voltada exclusivamente para a medicina. As equipes são quase todas formadas por psicólogos e psiquiatras e objetivam oferecer assistência à saúde aos discentes com ações de atendimentos individuais, grupos de promoção de saúde e bem-estar, orientação profissional e pedagógica, tutoria, grupos de debate e de reflexão sobre educação médica. Conclui-se que a atuação dos núcleos é traçada por diferentes compreensões sobre o adoecimento dos estudantes. Entre perspectivas ora mais individualizantes ora mais psicossociais sobre o sofrimento, incluindo aí aspectos curriculares e da profissão médica, a correlação entre estes elementos requer novas indagações de pesquisa para contribuir com o apoio aos estudantes nas escolas médicas.
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