DO LÁPIS E CANETA AOS TABLETS NAS ESCOLAS: O USO DA TECNOLOGIA À LUZ DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE

Autores

  • Renan Viana PUC Minas
  • Elisiene Chaves

Palavras-chave:

Educação, Paulo Freire, Pedagogia, Tecnologia

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma correlação entre a metodologia utilizada pelo educador Paulo Freire e o contexto contemporâneo da educação brasileira, entrelaçando essas duas esferas. Para tanto, o método Paulo Freire foi analisado ao longo do trabalho, bem como suas aplicações na educação, tendo como fonte a tecnologia nas suas mais amplas esferas. Esta tecnologia se mostrou como uma ilimitada ferramenta das potencialidades criativas do ser humano, podendo ser utilizada de forma ampla e diversificada, porém, fazendo-se uma importante ressalva: a técnica ainda se encontra com limites claros de acesso por parcelas mais carentes da sociedade. O acesso é, portanto, uma fronteira para o papel pedagógico da tecnologia. Observou-se, por fim, que a inclusão digital pode ser uma aliada relevante para a compreensão das desigualdades e disseminação de um ensino mais contemplativo, mas isso só é possível, segundo Freire, quando o professor assume o papel crucial de mediador do processo, sendo ele, pois, responsável por um ensino mais social e amplo, e não apenas um disseminador de conteúdos pré-estabelecidos.

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Publicado

2020-09-07

Como Citar

VIANA, Renan; CHAVES, Elisiene. DO LÁPIS E CANETA AOS TABLETS NAS ESCOLAS: O USO DA TECNOLOGIA À LUZ DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 5, n. 9, p. 292–308, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/22299. Acesso em: 9 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre