DO LÁPIS E CANETA AOS TABLETS NAS ESCOLAS: O USO DA TECNOLOGIA À LUZ DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
Palavras-chave:
Educação, Paulo Freire, Pedagogia, TecnologiaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma correlação entre a metodologia utilizada pelo educador Paulo Freire e o contexto contemporâneo da educação brasileira, entrelaçando essas duas esferas. Para tanto, o método Paulo Freire foi analisado ao longo do trabalho, bem como suas aplicações na educação, tendo como fonte a tecnologia nas suas mais amplas esferas. Esta tecnologia se mostrou como uma ilimitada ferramenta das potencialidades criativas do ser humano, podendo ser utilizada de forma ampla e diversificada, porém, fazendo-se uma importante ressalva: a técnica ainda se encontra com limites claros de acesso por parcelas mais carentes da sociedade. O acesso é, portanto, uma fronteira para o papel pedagógico da tecnologia. Observou-se, por fim, que a inclusão digital pode ser uma aliada relevante para a compreensão das desigualdades e disseminação de um ensino mais contemplativo, mas isso só é possível, segundo Freire, quando o professor assume o papel crucial de mediador do processo, sendo ele, pois, responsável por um ensino mais social e amplo, e não apenas um disseminador de conteúdos pré-estabelecidos.
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