ADOLESCÊNCIA E AFETOS: A IMPORTÂNCIA DE ESPAÇOS DE ESCUTA PARA O FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
Palavras-chave:
Oficinas em dinâmica de grupo, Vínculo grupal, Adolescência, EscolaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de estágio obrigatório realizado por duas estudantes do 6º período de Psicologia com adolescentes entre 12 e 13 anos de uma escola municipal de Belo Horizonte. O trabalho, realizado a partir da metodologia de oficinas em dinâmica de grupo, se desenvolveu em 8 encontros, que aconteceram semanalmente durante o segundo semestre de 2019 e tiveram a participação de 12 integrantes, alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II da respectiva instituição de ensino. Durante os encontros foram discutidos temas de interesse do grupo, e com o desenvolvimento das oficinas observou-se que a relação entre os seus integrantes se fortaleceu, tornando-se o foco de trabalho da dupla também no que concerne às relações de gênero e raça, que apresentaram-se como dois importantes atravessadores do convívio escolar e do diálogo entre os adolescentes. A experiência evidenciou a importância da discussão sobre esses temas na escola e do estabelecimento de um espaço de escuta, tão cara à Psicologia, no ambiente escolar.
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