DEVIR CRIANÇA; UM ENSAIO ESQUIZOANALÍTICO SOBRE UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO ONLINE
UN ENSAYO ESQUIZONALÍTICO SOBRE UNA PRÁCTICA PRE-PROFESIONAL EN LÍNEA
Palavras-chave:
Esquizoanálise; criança; atendimento online; devir-criançaResumo
O presente ensaio tem como objetivo articular a experiência de uma prática de estágio obrigatório com o pensamento esquizoanalítico, proposto por Deleuze e Guattari. A prática curricular, intitulada como “Oficinas de pensamento e expressão”, foi ofertada pela clínica de Psicologia da PUC Minas - Campus Coração Eucarístico. Os atendimentos tiveram duração de três meses e ocorreram virtualmente durante o período da pandemia do COVID-19. As oficinas foram realizadas com uma criança de nove anos e conduzidas por dois estagiários, buscando arriscarem-se em uma experimentação do devir-criança durante os encontros, a fim de estimular o pensamento e expressividade da criança atendida. Ao longo do artigo discutimos os processos de subjetivação segundo o pensamento esquizoanalítico, utilizando alguns conceitos da teoria para analisar o momento pandêmico, bem como articulamos a experiência da prática de estágio com a ideia de devir-criança.
Downloads
Referências
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 1. São Paulo, Ed. 34, 2011.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 4. São Paulo, Ed. 34, 2011.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. (1996). Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia (vol. 3). São Paulo, Ed. 34.
DELEUZE, G. Crítica e Clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1997a.
FIOCRUZ, Fundação Oswaldo Cruz (2020). Cartilha Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19: crianças na pandemia. Disponível em <https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/05/crianc%CC%A7as_pandemia.pdf>. Acesso em 20 de dezembro de 2020.
GUATTARI, F. (1992). Caosmose: um novo paradigma ético-estético. Tradução Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Editora.
HAESBAERT, R.; BRUCE, G. A desterritorialização na obra de Deleuze e Guattari. GEOgraphia, Niterói, v. 4, n. 7, 2002. Disponível em: <http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/view/74/72>. Acesso em: 20 dez. 2020.
HUR, Domenico Uhng. Psicologia, Política e Esquizoanalise. 2. ed. Campinas: Alínea, 2019. 192 p.
JÓDAR, Francisco, GÓMEZ, Lucía. Devir-criança: experimentar e explorar outra educação. Educação e Realidade, Porto Alegre (RS), v. 27, n. 2, p. 31-45, jul./dez. 2002.
KASTRUP, Virgínia. O devir-criança e a cognição contemporânea. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre , v. 13, n. 3, p. 373-382, 2000 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300006&lng=en&nrm=iso>. access on 11 Jan. 2021.
LOPES, E. S. (2019). A alegria subversiva de devir-criança. Momento - Diálogos Em Educação, 28(1), 11–25. https://doi.org/10.14295/momento.v28i1.8717
MANSANO, S R V. Sujeito, subjetividade e modos de subjetivação na contemporaneidade. Rev.Psicologia UNESP 2009, dez/jan; 8(2):110-17
NEUSCHARANK, Angélica. Notas de estudos sobre devir-criança, linguagem e tempo: “o tempo muda”. 2020. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/wp-content/uploads/2020/09/ARTIGO-9-Notas-de-estudos-sobre-devir-crian--a-linguagem-e-tempo.pdf. Acesso em: 10 dez. 2020.
PARPINELLI, Roberta Stubs; SOUZA, Edmilson Wantuil Freitas de. Pensando os fenômenos psicológicos: um ensaio esquizoanalítico. Psicol. estud., Maringá , v. 10, n. 3, p. 479-487, Dec. 2005 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000300016&lng=en&nrm=iso>. access on 04 Dec. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722005000300016.
PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Aprendizagem e subjetividade: uma construção a partir do brincar. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232005000200006. Acesso em: 11 jan. 2021.
ROMAGNOLI, Roberta C.. Algumas reflexões acerca da clínica social. Rev. Dep. Psicol.,UFF, Niterói , v. 18, n. 2, p. 47-56, Dec. 2006 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-80232006000200004&lng=en&nrm=iso>. access on 11 Dec. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-80232006000200004.
ROMAGNOLI, Roberta Carvalho et al . Por uma clínica da resistência: experimentações desinstitucionalizantes em tempos de biopolítica. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 13, n. 30, p. 199-207, Sept. 2009 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414 32832009000300016&lng=en&nrm=iso>. access on 11 Jan. 2021. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832009000300016.
ROOS, Maria da Glória Munhoz. Devir criança, o que pode um educador? uma vida, uma aventura, uma paixão, um grito, uma escuta... Revista Caderno Pedagógico, [S.l.], v. 7, n. 2, mar. 2011. ISSN 1983-0882. Disponível em: <http://www.univates.br/revistas/index.php/cadped/article/view/812>. Acesso em: 12 dez. 2020.
VILLAS-BÔAS, Luana Estrella Ribeiro. Psicoterapia Infantil Online: Um novo caminho possível frente à Pandemia da Covid-19. Revista IGT na Rede, v. 17, nº 32, 2020. p. 53 – 64. Disponível em http://www.igt.psc.br/ojs ISSN: 1807-2526
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.