OS IMPACTOS DA PARENTALIDADE HELICÓPTERO NO PROCESSO DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE UNIVERSITÁRIOS DO PRIMEIRO ANO DA GRADUAÇÃO
Palavras-chave:
Parentalidade Helicóptero, Autorregulação da Aprendizagem, UniversitáriosResumo
Este estudo teve por objetivo averiguar os impactos da Parentalidade Helicóptero na Autorregulação da Aprendizagem de jovens do primeiro e segundo períodos de diferentes cursos de uma universidade privada de Belo Horizonte. Participaram da pesquisa 317 universitários, sendo 55,2% (n=175) do sexo feminino, 40,7% (n=129) do curso de Engenharia, 38,8% (n=123) do curso de Psicologia, 14,5% (n=46) do curso de jornalismo, 5,7% (n=18) do curso de Pedagogia e 0,3% (n=1) do curso de física. Quanto ao período da graduação 53,3% (n=169) dos participantes são do primeiro período e 30% (n=95) do segundo período. A faixa etária dos estudantes variou de 17 a 49 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram Escala de Parentalidade Helicóptero e Escala de Estratégias de Aprendizagem. Análises correlacionais demonstraram que quanto maior a intensidade da parentalidade helicóptero, menos os estudantes conseguem controlar as suas emoções, estratégia fundamental para que o aluno consiga aprender. Além disso, análises de variância evidenciaram que os alunos do primeiro ano da graduação utilizam a estratégia de buscar ajuda interpessoal como método para potencializar a aprendizagem. Diferenças entre os níveis de parentalidade helicóptero quanto ao primeiro e segundo períodos da graduação também foram reveladas para o curso de Psicologia, em que os estudantes do primeiro período apresentaram mais pais helicópteros do que os alunos do segundo período. Embora os resultados tenham apontado para uma relação existente entre Parentalidade Helicóptero e Autorregulação da Aprendizagem, vale ressaltar a importância de novas investigações para ampliar os estudos e verificar alguns resultados que ainda não possuem respaldo na literatura recuperada neste estudo.
Downloads
Referências
CLINE, Foster W.; FAY, Jim. Parenting with love and logic: Teaching children
responsibility. Colorado Springs, CO: Pinon Press, 1990.
HONG, Jon-Chao; HWANG, Ming-Yueh; KUO, Yen-Chun; HSU, Wei-Yeh. Parental monitoring and helicopter parenting relevant to vocational student's procrastination and self-regulated learning. Learning and Individual Differences, v. 42, p. 139–146, 2015.
LEMOYNE, Terry; BUCHANAN, Tom. Does ‘‘hovering’’ matter? Helicopter parenting
and its effect on well-being. Sociological Spectrum, Chattanooga, v. 31, n. 4, p. 399–
418, 2011.
LOCKE, Judith Yvonne; CAMPBELL, Marilyn A.; KAVANAGH, David. Can a Parent
Do Too Much for Their Child? An Examination By Parenting Professionals of the
Concept of Overparenting. Australian Journal of Guidance and Counselling, v. 22,
n. 2, p. 249–265, 2012.
MARTINS, Lara Barros; ZERBINI, Thaís. Escala de Estratégias de Aprendizagem: evidências de validade em contexto universitário híbrido. Psico-USF, v. 19, n. 2, p. 317-328, 2014.
MCGINLEY, Maria. Can hovering hinder helping? Examining the joint effects of
helicopter parenting and attachment on prosocial behaviors and empathy in emerging adults. The Journal of Genetic Psychology, v. 179, p. 102–115, 2018.
MOILANEN, Kristin L. The Adolescent Self-Regulatory Inventory: The Development
and Validation of a Questionnaire of Short-Term and Long-Term Self-Regulation. Journal of Youth and Adolescence, v. 36, n. 6, p. 835–848, 2007.
MOILANEN, Kristin L.; MANUEL, Mary Lynn. Helicopter Parenting and Adjustment
Outcomes in Young Adulthood: A Consideration of the Mediating Roles of Mastery and Self-Regulation. Journal of Child and Family Studies, v. 28, p. 2145–2158, 2019.
MORRIS, Amanda Sheffield; SILK, Jennifer S.; STEINBERG, Laurence; MYERS,
Sonya S.; ROBINSON, Lara Rachel. The role of the family context in the development
of emotion regulation. Social Development, v. 16, p. 361–388, 2007.
ODENWELLER, Kelly G.; BOOTH-BUTTERFIELD, Melanie; WEBER, Keith. Investigating Helicopter Parenting, Family Environments, and Relational Outcomes for Millennials. Communication Studies, v. 65, n. 4, p. 407–425, sept./oct. 2014.
RAFFAELLI, Marcela; CROCKETT, Lisa J.; SHEN, Yuh-Ling. Developmental Stability and Change in Self-Regulation From Childhood to Adolescence. The Journal of Genetic Psychology, v. 166, n. 1, p. 54-75, 2005.
PADILLA-WALKER, Laura M.; NELSON, Larry J. Black hawk down?: Establishing
helicopter parenting as a distinct construct from other forms of parental control during
emerging adulthood. Journal of Adolescence, v. 35, n. 5, p. 1177–1190, out. 2012.
PINTRICH, Paul Robert. A Conceptual Framework for Assessing Motivation and Self- Regulated Learning in College Students. Educational Psychology Review, v. 16, n. 4, p. 385-407, dec. 2004.
REED, Kayla; DUNCAN, James M.; LUCIER-GREER, Mallory; FIXELLE, Courtney;
FERRARO, Anthony J. Helicopter Parenting and Emerging Adult Self-Efficacy:
Implications for Mental and Physical Health. Journal of Child and Family Studies, v.
25, n. 10, p. 3136-3149, 2016.
ROUSSEAU, Sofie; SCHARF, Miri. Why people helicopter parent? An actor–partner interdependence study of maternal and paternal prevention/promotion focus and interpersonal/self-regret. Journal of Social and Personal Relationships, v. 35, n. 7, p. 919–935, 2018.
SAMPAIO, Rita Karina Nobre; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; ROSÁRIO, Pedro Sales Luís de Fonseca. Autorregulação da aprendizagem e a procrastinação acadêmica em estudantes universitários. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 42, p. 119-142, 2012.
SCARAMELLA, Laura V.; LEVE, Leslie D. Clarifying Parent-Child Reciprocities During
Early Childhood: The Early Childhood Coercion Model. Clinical Child and Family Psychology Review, v. 7, p. 89-107, 2004.
SCHIFFRIN, Holly H.; MILES-MCLEAN, Haley; GEARY, Katherine A.; ERCHULL,
Mindy J.; TASHNER, Taryn. Helping or Hovering? The Effects of Helicopter Parenting
on College Students’ Well-Being. Journal of Child and Family Studies, New York, v.
23, n. 3, p. 548-557, 2014.
SCHIFFRIN, Holly H.; LISS, Miriam. The Effects of Helicopter Parenting on Academic
Motivation. Journal of Child and Family Studies, v. 26, n. 5, p. 1472–1480, 2017.
SEGRIN, Chris; WOSZIDLO, Alesia; GIVERTZ, Michelle; BAUER, Amy; MURPHY,
Melissa Taylor. The Association Between Overparenting, Parent‐Child Communication, and Entitlement and Adaptive Traits in Adult Children. Family Relations, v. 61, n. 2, p. 237- 252, jan. 2012.
SEGRIN, Chris; GIVERTZ, Michelle; SWAITKOWSKI, Paulina; MONTGOMERY, Neil.
Overparenting is Associated with Child Problems and a Critical Family Environment. J
Journal of Child and Family Studies, v. 24, n. 2, p. 470–479, 2015. SIMÃO, Ana Margarida da Veiga; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Autorregulação da aprendizagem: abordagens teóricas e desafios para as práticas em contextos educativos. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 45, p. 2-20, 2013.
SROUFE, L. Alan. Emotional development: The organization of emotional life in the early years. Cambridge University Press, 1996.
TEIXEIRA; Marco Antônio Pereira; DIAS, Ana Cristina Garcia; WOTTRICH, Shana Hastenpflug; OLIVEIRA, Adriano Machado. Adaptação à universidade em jovens calouros. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 12, n. 1, p. 185-202, 2008.
VERMETTEN, Yvonne J.; LODEWIJKS, Hans G.; VERMUNT, Jan D. Consistency and
variability of learning strategies in different university courses. Higher Education, v. 37, p. 1-21, 1999.
VERMUNT, Jan D. Metacognitive, cognitive and affective aspects of learning styles and strategies: A phenomenographic analysis. Higher Education, v. 31, p. 35-50, 1996.
ZIMMERMAN, Barry J. A Social Cognitive View of Self-Regulated Academic Learning.
Journal of Educational Psychology, v. 81, n. 3, p. 329-339, 1989.
ZIMMERMAN, Barry J. Self-Regulating Academic Learning and Achievement: The
Emergence of Cognitive Perspective. Educational Psychology Review, v. 2, n. 2, p.
173-201, 1990.
ZIMMERMAN, Barry J. From Cognitive Modeling to Self-Regulation: A Social Cognitive Career Path. Educational Psychologist, v. 48, n. 3, p. 135–147, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.