EVIDÊNCIAS DE VALIDADE E PRECISÃO DO TESTE FLUÊNCIA DA BATERIA TSP

Autores

  • Ma. Kellyane Madureira Figueiredo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Dra. Elizabeth do Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Psicometria; Teste Psicológico; Inteligência; Fluência Verbal; Vocabulário.

Resumo

A Bateria TSP é um instrumento utilizado para avaliação de pessoas no contexto organizacional e do trabalho, composto por nove testes objetivos para avaliar diferentes aptidões cognitivas. Entre eles, o teste Fluência busca avaliar a capacidade de vocabulário simples do candidato, representando um aspecto de aptidão verbal importante para diferentes funções no trabalho. O objetivo deste estudo foi verificar as propriedades psicométricas do teste Fluência, para isto, participaram 1352 pessoas, entre 15 e 76 anos, 65,6% do sexo feminino. Os resultados de precisão foram satisfatórios para o Alfa de Cronbach (α = 0,79), ômega de McDonald (ω = 0,81) e o teste e reteste com correlação de Pearson de magnitude forte (r = 0,77; p < 0,001). Para os estudos de validade realizou-se análise fatorial confirmatória (AFC) na qual indicou adequados índices de ajuste ao modelo unidimensional testado (χ2= 2,97; gl = 2; p < 0,227; TLI = 0,998; CFI = 0,999; RMSEA = 0,02; SRMR = 0,006). Um estudo de validade convergente foi feito com a prova de Raciocínio Verbal (RV) da BPR-5. O resultado de correlação para os 83 sujeitos submetidos ao teste de Fluência e à prova RV foi moderado e estatísticamente significativo (r = 0,46; p < 0,001). Por fim, estudos de evidências de validade de critério com as variáveis sociodemográficas encontraram resultados condizentes com a literatura, ou seja, não houve uma diferença importante no desempenho em função do sexo; houve uma diferença significativa entre entre os grupos etários extremos, houve uma diferença significativa em função da escolaridade, na qual os menores desempenhos médios foram observados para os participantes com menor grau de escolaridade. O teste de Fluência indicou adequadas evidências de validade e de precisão, podendo ser utilizado para avaliação da fluência de vocabulário em amostras semelhantes à do presente estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ma. Kellyane Madureira Figueiredo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Psicóloga, especialista em Avaliação Psicológica pelo Conselho Federal de Psicologia, mestre em Psicologia e doutoranda em Cognição e Comportamento (UFMG). Professora Assistente da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Dra. Elizabeth do Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicóloga e mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, é Professora associada na UFMG e membro fundadora do Laboratório de Avaliação e Intervenção na Saúde.

Referências

ALMEIDA, Leandro S. et al. Bateria de provas de raciocínio (BPR-5): estudo exploratório em alunos universitários. Avaliação Psicológica, v. 9, n. 2, p. 155-162, ago. 2010. Disponí-vel em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712010000200002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 10 dez. 2023.

AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION [AERA]; AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION [APA]; NATIONAL COUNCIL ON MEASUREMENT IN EDUCATION [NCME]. Standards for educational and psychological testing. Wa-shington, DC: American Educational Research Association, 2014.

ANDRÉS-PUEYO, Antônio. Modelos psicométricos da inteligência. In: Flores-Mendoza, Carmen et al. (Orgs.). Introdução à psicologia das diferenças individuais. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 73-100.

BISHARA, Anthony J.; LI, Jiexiang; CONLEY, Christian. Informal versus formal judgment of statistical models: The case of normality assumptions. Psychonomic Bulletin & Revi-ew, v. 28, p. 1164-1182, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3758/s13423-021-01879-z. Acesso em: 01 jan. 2024.

BROWN, Timothy A. Confirmatory factor analysis for applied research. New York: The Guilford Press, 2006.

CAMPOS, Carolina Rosa; ZAIA, Priscila; PRIMI, Ricardo. Avaliação psicológica da inteli-gência. In: BAPTISTA, Makilim Nunes et al. (Orgs.). Compêndio de Avaliação Psicológi-ca. Petrópolis: Vozes, 2019. p. 349-363.

CHIODI, Marcelo Gulini. Estudo de adaptação e validação da bateria de habilidades cognitivas Woodcock-Johnson-III versão ampliada. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2012.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP nº 31/2022. Estabelece diretriz-es para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI e revoga a Resolução CFP nº 09/2018. Brasília, 2022. Disponível em: https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-31-2022-estabelece-diretrizes-para-a-realizacao-de-avaliacao-psicologica-no-exercicio-profissional-da-psicologa-e-do-psicologo-regulamenta-o-sistema-de-avaliacao-de-testes-psicologicos-satepsi-e-revoga-a-resolucao-cfp-no-09-2018?origin=instituicao. Acesso em: 01 dez. 2023.

DANCEY, Christine P.; REIDY, John. Estatística sem matemática para psicologia. Tradu-ação de Lori Viali. 7. ed. Porto Alegre: Penso, 2019.

GADERMANN, Anne M.; GUHN, Martin; ZUMBO, Bruno D. Estimating ordinal reliability for Likert-type and ordinal item response data: A conceptual, empirical, and practical guide. Practical Assessment, Research & Evaluation, v. 17, n. 3, p.1-13, 2012. Disponível em: https://openpublishing.library.umass.edu/pare/article/id/1351/. Acesso em: 01 dez. 2023.

HAIR, Joseph F. et al. Análise multivariada de dados. Tradução de Adonai Schlup Sant’Anna. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

HAUCK-FILHO, Nelson; VALENTINI, Felipe. Coeficientes de fidedignidade e violações dos pressupostos essencialmente tau-equivalentes. Avaliação psicológica, Campinas, v. 19, n. 3, p. a-b, set. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1903.ed. Aces-so em: 14 dez. 2023.

HAYES, Andrew F.; COUTTS, Jacob J. Use Omega Rather than Cronbach's Alpha for Esti-mating Reliability. But. Communication Methods and Measures, v. 14, n.1, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/19312458.2020.1718629. Acesso em: 14 dez. 2023.

HENDERSON, Ralph A. Testing experimental data for univariate normality. Clinica Chim-ica Acta, v. 366, n. 1-2, p. 112-129, abr. 2006. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0009898105006790?via%3Dihub. Acesso em: 12 jan. 2024.

HU, Li-tze; BENTLER, Peter M. Fit indices in covariance structure modeling: Sensitivity to underparameterized model misspecification. Psychological Methods, v. 3, n. 4, p. 424-453, 1998. Disponível em: https://sci-hub.se/10.1037/1082-989X.3.4.424. Acesso em: 8 fev. 2024.

HUNTER, John E.; SCHMIDT, Frank L. Intelligence and job performance: Economic and social implications. Psychology, Public Policy, and Law, v. 2, n. 3-4, p. 447-472, 1996. Disponível em: https://doi.org/10.1037/1076-8971.2.3-4.447. Acesso em: 8 fev. 2024.

HUNTER, John E.; SCHMIDT, Frank L.; JUDIESCH, Michael K. Individual differences in output variability as a function of job complexity. Journal of Applied Psychology, v. 75, n. 1, p. 28-42, 1990. Disponível em: gwern.net/doc/iq/ses/1990-hunter.pdf. Acesso em: 8 fev. 2024.

JÚNIOR, Renê Marcelino da Silva; NASCIMENTO, Alexsandro Medeiros; ROAZZI, Anto-nio. Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5): Avaliação das qualidades psicométricas em adolescentes do Nordeste. Amazônica - Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação, v. 23, n.1, p. 264-288, jan-jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/5174. Acesso em: 8 dez. 2023.

KALKBRENNER, Michael T. A Practical Guide to Instrument Development and Score Va-lidation in the Social Sciences: The MEASURE Approach. Practical Assessment, Rese-arch, and Evaluation, v. 26, n. 1, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.7275/svg4-e671. Acesso em: 20 dez. 2023.

KELL, Harrison J.; LANG, Jonas W. B. Specific Abilities in the Workplace: More Important Than g? Journal of Intelligence, v. 5, n. 2, p.13, 2017. Disponível em: https://www.mdpi.com/2079-3200/5/2/13. Acesso em: 20 fev. 2024.

LAROS, Jacob Arie; JESUS, Girlene Ribeiro de; KARINO, Camila Akemi. Validação brasi-leira do teste não-verbal de inteligência SON-R 2½-7[a]. Avaliação psicológica, Itatiba, v. 12, n. 2, p. 233-242, ago. 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712013000200014. Acesso em: 10 fev. 2024.

LARSON, Elliott. C. A Meta-Analysis of Information Processing Measures of Intelligence, Performance, and Group Score Differences. CUNY Academic Works, 2019. Disponível em: https://academicworks.cuny.edu/gc_etds/3040/. Acesso em: 10 fev. 2024.

MARSH, Herbert W.; HAU, Kit-Tai; WEN, Zhonglin. In search of golden rules: Comment on hypothesis-testing approaches to setting cutoff values for fit indexes and dangers in over-generalizing Hu and Bentler’s (1999) findings. Structural Equation Modeling: A Multidis-ciplinary Journal, v. 11, n. 3, p. 320-341, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1207/s15328007sem1103_2. Acesso em: 02 jan. 2024.

McGREW, Kevin S. The Cattell-Horn-Carroll theory of cognitive abilities: past, presente, and future. In: FLANAGAN, Dawn P.; HARRISON, Patti L. (Orgs.), Contemporary intel-lectual assessment: Theories, tests and issues. 2. ed. New York: Guilford Press, 2005. p. 136-181.

McNEISH, Daniel. Thanks coefficient alpha, we’ll take it from here. Psychological Me-thods, v. 23, n. 3, p. 412–433, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1037/met0000144. Acesso em: 12 dez. 2023.

MIOT, Hélio Amante. Avaliação da normalidade dos dados em estudos clínicos e experi-mentais. Jornal Vascular Brasileiro, v. 16, n.2, p. 88-91, abr-jun. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jvb/a/FPW5hwZ6DTH4gvj5mJYpt6B/. Acesso em: 10 jan. 2024.

MORIN, Alexandre J. S.; ARENS, A. Katrin; MARSH, Herbert W. A Bifactor Exploratory Structural Equation Modeling Framework for the Identification of Distinct Sources of Con-struct-Relevant Psychometric Multidimensionality. Structural Equation Modeling: A Multidisciplinary, v. 23, n. 1, p. 116-139, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10705511.2014.961800. Acesso em: 20 dez. 2023.

MUÑIZ, José; FONSECA-PEDRERO, Edudardo. Diez pasos para la construcción de un test. Psicothema, v. 31, n. 1, p. 7-16, 2019. Disponível em: doi: 10.7334/psicothema2018.291. Acesso em: 20 dez. 2023.

MUTHÉN, Linda K.; MUTHÉN, Bengt O. Mplus user’s guide. 7. ed. Los Angeles: Muthén & Muthén, 2012. Disponível em: https://www.statmodel.com/download/usersguide/Mplus%20user%20guide%20Ver_7_r3_web.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.

NASCIMENTO, Elizabeth do; FLORES-MENDOZA, Carmen E. Manual da Bateria TSP (revisão e reavaliação). São Paulo: Edites, 2006.

PILATI, Rornaldo; LAROS, Jacob Arie. Modelos de Equações Estruturais em Psicologia: conceitos e aplicações. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 23, n.2, p. 205-216, jun. 2007. Dis-ponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/7dtRLCKQVY5fhtpCFBYPXHB/. Acesso em: 15 jan. 2024.

PRIMI, Ricardo; ALMEIDA, Leandro S. Estudo de validação da bateria de provas de racio-cínio (BPR-5). Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 16, n. 2, p. 165-173, ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/6rvvQsNBT9ZmgqQz7SyJ5TL/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2023.

PRIMI, Ricardo; ALMEIDA, Leandro S. BPR-5 – Bateria de Provas de Raciocínio: Estu-dos de Revisão das Normas. Pearson Clinical Brasil, 2018.

PRIMI, Ricardo; CORREIA, Tatiane Alves; ALMEIDA, Leandro S. Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5). In: HUTZ, Claudio Simon; BANDEIRA, Denise Ruschel; TRENTINI, Clarissa Marceli (Orgs.). Avaliação psicológica da inteligência e da personalidade. Porto Alegre: Artmed, 2018. p. 109-122.

PRIMI, Ricardo; NAKANO, Tatiana de Cássia; WECHSLER, Solange Muglia. Cross-battery factor analysis of the Battery of Reasoning Abilities (BPR-5) and Woodcock-Johnson Tests of Cognitive Ability (WJ-III): Bateria de Habilidades de Raciocínio (BPR-5) e Bateria de Habilidades Cognitivas Woodcock-Johnson III. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 20, n.1, p. 121-132, jun. 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2012000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 dez. 2023.

ROBBINS, P. Stephen; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL, Filipe. Comportamento Organiza-cional: teoria e prática no contexto brasileiro. Tradução Rita de Cássia Gomes. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

SASS, Daniel. A.; SCHMITT, Thomas A. A Comparative Investigation of Rotation Criteria Within Exploratory Factor Analysis. Multivariate Behavioral Research, v. 45, n. 1, p. 73-103, feb. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00273170903504810. Acesso em: 20 dez. 2023.

SCHNEIDER, W. Joel; McGREW, Kevin S. The Cattell-Horn-Carroll model of intelligence. In: FLANAGAN, Dawn P.; HARRISON, Patti L. Contemporary intellectual assessment: Theories, tests, and issues. 3. ed. New York: The Guilford Press, 2012. p. 99–144.

SCHNEIDER, W. Joel; McGREW, Kevin S. The Cattell-Horn-Carroll Theory of Cognitive Abilities. In: FLANAGAN, Dawn P.; McDONOUGH, Erin M. Contemporary intellectual assessment: Theories, tests, and issues. 4. ed. New York: The Guilford Press, 2018. p. 73-163.

TABACHNICK, Barbara G.; FIDELL, Linda S. Using multivaria te statistics. 7. ed. Boston: Pearson, 2019. Disponível em: https://www.pearsonhighered.com/assets/preface/0/1/3/4/0134790545.pdf. Acessom em: 20 jan. 2024.

TABER, Keith S. The use of Cronbach’s alpha when developing and reporting research ins-truments in science education. Research in Science Education, v. 48, n. 6, p. 1273-1296, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11165-016-9602-2. Acesso em: 20 dez. 2023.

THE JAMOVI PROJECT (2022). Jamovi. (Version 2.3) [Computer Software]. Disponível em: https://www.jamovi.org. Acesso em: 20 dez. 2023

VETTER, Thomas R. Fundamentals of Research Data and Variables: The Devil Is in the De-tails. Anesthesia & analgesia, v. 125, n. 4, p. 1375-1380, oct. 2017. Disponível em: https://journals.lww.com/anesthesia-analge-sia/Fulltext/2017/10000/Fundamentals_of_Research_Data_and_Variables__The.45.aspx. Acesso em: 20 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

MADUREIRA FIGUEIREDO, Kellyane; NASCIMENTO, Elizabeth. EVIDÊNCIAS DE VALIDADE E PRECISÃO DO TESTE FLUÊNCIA DA BATERIA TSP. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 316–335, 2024. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/32507. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre