PROFUNDEZAS INSONDÁVEIS: UMA ANÁLISE PSICANALÍTICA DO SENTIMENTO OCEÂNICO NA RELIGIÃO

a psychoanalytic analysis of the oceanic feeling

Autores

  • Maria Eugênia Carvalho Morais Universidade Professor Edson Antonio Velano
  • Junia Paula Saraiva Silva

Palavras-chave:

Sentimento oceânico, Religião, Sigmund Freud, Mal-estar na civilização, Psicanálise

Resumo

Em suas obras, Sigmund Freud, abordou não apenas questões técnicas e teóricas para a consolidação da psicanálise como ciência, como também produziu sobre temas políticos e sociais, que refletiu sobre questões vistas para além dos consultórios clínicos. Temas relevantes até os dias atuais, como o mal-estar na cultura, a religião para o sujeito, e o início do pensamento sobre o sentimento oceânico, que seria a “origem” destas questões anteriores e de várias outras. O presente trabalho foca no entendimento de como este sentimento de imensidão está ligado ao processo de estruturação do Ego (Eu), e assim presente também em uma necessidade infantil de proteção de um pai grandioso que dá sentido ao desamparo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eugênia Carvalho Morais, Universidade Professor Edson Antonio Velano

Graduanda no último ano de Psicologia pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), com foco voltado para a abordagem psicanalítica.Atividades acadêmicas:- Estágio na Clínica Escola de Psicologia, atuando na prática da abordagem psicanalítica e na reabilitação Neuropsicológica. - Estágio na Brinquedoteca do Hospital Universitário Alzira Vellano, proporcionando suporte a crianças hospitalizadas na pediatria.- Participação no projeto de extensão "Gênero em Discussão", contribuindo para debates sobre igualdade e questões dos papeis de gênero.- Presidente da Liga Acadêmica de Atenção Psicossocial Arthur Bispo do Rosário, que busca ser membro ativo na Luta Antimanicomial e na Reforma Psiquiátrica. -Vice-presidente da Liga Acadêmica de Psicologia Hospitalar, envolvida em iniciativas para promover o entendimento da psicologia no ambiente hospitalar.- Coordenadora de eventos na Liga Acadêmica de Psicologia Aplicada à Dependência Química, com objetivo de desmistificar estigmas e colaborar para uma visão mais humanitária para com a luta contra a dependência química.

Referências

BORGES, Vitor Santiago. Sentimento oceâncio: um estudo da experiência religiosa a partir de Freud e Romain Rolland. 2008. Dissertação (Mestrado) - Psicologia- Universidade Católica de Brasília, Brasília-DF, 2008.

CHAVES, Wilson Camilo; NANI, Rita Helena Gonçalves. Consideração a respeito da concepção de religião nos textos freudianos “o futuro de uma ilusão” e “O mal-estar na cultura”. Revista Mal-estar e subjetividade. Fortaleza, v.8, n.2, p. 453-473, 2008.

FIRMINO, Carlos Eduardo. Felicidade e religião em Freud: uma leitura crítica. Estudos e Pesquisa em Psicologia. Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, p. 667-684, 2018.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na cultura. 2 ed. Porto Alegre, RS:L&PM, 1930.

GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Freud e o inconsciente. 23 ed. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar Editor, 1994.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Anthropologie structurale. Paris: Plon, 1958.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Anthropologie structurale II. Paris: Plon, 1973.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Le cru et le cuit. Paris: Plon, 1964. (Mythologiques I).

LIMA, Andréa Pereira de. O modelo estrutural de Freud e o cérebro: uma proposta de integração entre a psicanálise e a neurofisiologia. Arquivos de Clínica Psiquiátrica. São Paulo, v.37, n.6, p.280-287, 2010

MACIEL, Karla Daniele de Sá Araújo; ROCHA, Zeferino de Jesus Barbosa. Dois discursos de Freud sobre a religião. Revista Mal-estar e subjetividade. Fortaleza, v.8, n.3, p. 729-754, 2008.
MOREIRA, Claudia Maria Silva; PINTO, Jeferson Machado. Para além da ilusão: o real na crítica freudiana à religião. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, v. 15, p. 389-404, 2012.

OLIVEIRA, Luzia Carmem. A constituição do ego e superego na teoria freudiana que lugar, para a educação? In: Congresso Brasileiro de Psicologia da FAE, 11., 2018, Curitiba. Resumo [...] Curitiba: FAE, 2018, p.231-238.

JUSTO, José Sterza. Desamparo psíquico na contemporaneidade. Revista de psicologia da UNESP. São Paulo, v.13, n.1, p. 21-32, 2014.

RIVERA, Tania. “Sentimento oceânico” e controle do fogo: ensaio sobre arte e política. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, v. 34, n.3, p. 55-63, 2021.

TORRANO, Luciana marchetti. O mal-estar contemporâneo, sentimento oceânico e humanidade. Berggasse 19. Ribeirão Preto-SP, v. 11, n.1, p. 72-85, 2021.

VILAÇA, Gabriela Miranda. A construção do conceito de ego da segunda tópica freudiana. 2019. Monografia (Especialização )- Teoria Psicanalítica- Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

Downloads

Publicado

2025-06-08

Como Citar

CARVALHO MORAIS, Maria Eugênia; SARAIVA SILVA, Junia Paula. PROFUNDEZAS INSONDÁVEIS: UMA ANÁLISE PSICANALÍTICA DO SENTIMENTO OCEÂNICO NA RELIGIÃO: a psychoanalytic analysis of the oceanic feeling. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 477–493, 2025. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/32697. Acesso em: 3 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre