EGRESSAS/OS DA FACULDADE DE PSICOLOGIA DA PUC MINAS: UM RETRATO DA FORMAÇÃO E TRAJETÓRIA

Autores

  • Vilmar Pereira de Oliveira
  • Rosa Maria Corrêa
  • Bárbara Luzia Barbosa Martins
  • Amanda Cardoso Santos

Palavras-chave:

Egressos da Educação Superior, Formação em Psicologia, Fapsi, PUC Minas

Resumo

O presente texto apresenta alguns dados de uma pesquisa realizada por meio da parceria entre docentes e discentes, em modalidade de iniciação científica, da Faculdade de Psicologia da PUC Minas. A prática investigativa objetivou conhecer o percurso realizado pelas/os egressas/os dos cursos de Psicologia da PUC Minas para a inserção e a construção da identidade profissional. A primeira movimentação metodológica consistiu em uma revisão sistemática de literatura que se debruçou sobre os estudos acerca dos egressos e egressas da Educação Superior, destacando a produção sobre a área da Psicologia. Na sequência foi realizado um Estudo de Campo operacionalizado por meio da aplicação de um questionário virtual, com itens fechados e perguntas abertas, a egressas/os da Fapsi que concluíram a graduação entre os anos de 2015 e 2021, atingindo 59 respondentes. Por meio da revisão feita, compilou-se pesquisas que, em geral, examinaram como as/os egressas/os percebem a sua formação (qualidade e vieses) e a transição para o mercado de trabalho. Os resultados indicam que as dificuldades encontradas pelos titulados ora convergem, ora se diversificam, destacando a falta de atividades práticas oferecidas por algumas instituições durante a formação e a importância das redes de contatos para inserção profissional. Quanto aos egressos e egressas da Fapsi PUC Minas, os enfrentamentos não foram estes. Ao contrário, por meio da Análise de Conteúdo observou-se certa facilidade entre o grupo de informantes com o início da carreira, apesar da queixa feita por parte quanto ao que apontam como a desvalorização da área. Contudo, grande maioria conseguiu as primeiras experiências profissionais pouco tempo depois da obtenção do grau, tendo vivências nas áreas almejadas/preferidas. Entre outros aspectos, versou-se ainda sobre a chegada das/os participantes à Universidade, as atividades acadêmicas e complementares que conseguiram se envolver, a continuidade dos estudos e os projetos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDAGI, Marucia Patta et al. Avaliação da formação e trajetória profissional na perspectiva de egressos de um curso de psicologia. Psicologia: ciência e profissão. Brasília, v. 28, n. 2, p. 304-315, jun. 2008.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

CARNEIRO, Virginia T.; SAMPAIO, Sonia Maria. Em busca de emprego: a transição de universitários e egressos para o mundo do trabalho. Revista Contemporânea de Educação, v. 11 n. 21, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.20500/rce.v11i21.2215. Acesso em: 09 dez. 2023.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior. Relatório final do projeto CNE/UNESCO – 914BRZ1042.3: “O fortalecimento do papel institucional do Conselho Nacional de Educação no processo de elaboração, aperfeiçoamento e acompanhamento das políticas públicas de educação básica e superior em todas as etapas e modalidades de educação e ensino”. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/71991-produto-2-documento-tecnico-contendo-modelo-conceitual-de-um-novo-conjunto-de-indicadores/file. Acesso em: 09 dez. 2023.

LIMA, Leonardo A.; ANDRIOLA, Wagner B. Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2018, v. 23, n. 1, p. 104-125. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/thtJxftVXVGK4MMVCKGb6Dy. Acesso em: 09 dez. 2023.

MARTINS, Karla Patrícia Holanda; MATOS, Tereza Gláucia Rocha; MACIEL, Regina Heloisa Mattei de Oliveira. Formação em psicologia e as novas demandas sociais: relato dos egressos da Universidade de Fortaleza. Rev. Mal-Estar Subj., Fortaleza , v. 9, n. 3, p. 1023-1042, set. 2009. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482009000300013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 09 dez. 2023.

PALHARINI, F. de A.; PALHARINI, D. B. Opinião de diplomados sobre o curso de Psicologia da UFF. Fractal: Revista de Psicologia, 2008, 20, 2, p. 583–600. https://doi.org/10.1590/S1984-02922008000200020. Acesso em: 09 dez. 2023.

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia: Bacharelado - Praça da Liberdade. Faculdade de Psicologia, 2017.

SANTANA, F. M., SOUSA, G. de A., RIBEIRO, M. S. de S. Formação generalista: a percepção de egressos de Psicologia. Fractal: Revista de Psicologia, 34, e5887. https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/5887. Acesso em: 09 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

PEREIRA DE OLIVEIRA, Vilmar; CORRÊA, Rosa Maria; BARBOSA MARTINS, Bárbara Luzia; CARDOSO SANTOS, Amanda. EGRESSAS/OS DA FACULDADE DE PSICOLOGIA DA PUC MINAS: UM RETRATO DA FORMAÇÃO E TRAJETÓRIA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 93–116, 2024. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/35127. Acesso em: 30 abr. 2025.