NOVOS PAIS, NOVOS HOMENS? PATERNIDADE E IDENTIDADE MASCULINA NO CONTEXTO PÓS-MODERNO
Keywords:
Masculinidade, Método fenomenológico, Família contemporâneaAbstract
Este artigo explora o contexto da pós-modernidade como provável modificador da identidade masculina tradicional, tendo em conta a fluidez das relações contemporâneas e a dificuldade da criação de laços duradouros em todas as esferas, especialmente a afetiva. Frente a novas configurações familiares e a demanda por novos modelos de paternidade na atualidade, este trabalho investigou as possíveis influências do exercício da paternidade na constituição da identidade masculina de oito homens. A partir de uma perspectiva qualitativa, foram realizadas entrevistas abertas nas quais se pediu aos participantes que falassem sobre suas experiências por meio da pergunta “como é ser homem, sendo pai?”. Foi explorado com os entrevistados suas concepções de paternidade, de homem e a crença em mudanças no exercício da paternidade ao longo das gerações. Para a análise das entrevistas foi utilizado o método fenomenológico proposto por Giorgi, a partir do qual foram construídas cinco unidades de sentido que agruparam falas afins dos participantes. Observou-se uma relevante presença de concepções tradicionais do masculino, como a do homem provedor financeiro do lar, exclusividade feminina nos cuidados diretos com os filhos e a autoridade masculina como palavra final nas decisões. Contudo, observou-se aberturas de alguns entrevistados para uma divisão mais igualitária na criação dos filhos, com reflexos nas suas concepções de homem e pluralidade nas expressões da masculinidade. Foram mencionadas, ainda, a presença de novas tecnologias e maior proximidade dos participantes com relação aos seus filhos em decorrência da atuação da mulher no mercado de trabalho. O conteúdo das entrevistas aponta para a possibilidade de futuros estudos que contemplem populações masculinas específicas, como homens de baixa renda e a formulação de políticas públicas que abranjam a saúde do homem para além dos aspectos meramente biológicos, oportunizando a abertura de outros espaços para reflexão das masculinidades.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-12-01
How to Cite
BERALDO, Guilherme de Souza; TRINDADE, Ellika. NOVOS PAIS, NOVOS HOMENS? PATERNIDADE E IDENTIDADE MASCULINA NO CONTEXTO PÓS-MODERNO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 56–75, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/13611. Acesso em: 29 sep. 2025.
Issue
Section
Artigos de temática livre
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.