OS SENTIDOS DO TRABALHO PROTEGIDO PARA OS JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Keywords:
Juventude, Trabalho protegido, Vulnerabilidade socialAbstract
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral compreender o significado do trabalho protegido para um grupo de jovens que vive em situação de vulnerabilidade social. Foi utilizado o método de pesquisa qualitativa. Foram entrevistados seis sujeitos, participantes de um Programa que forma e encaminha os jovens para o mercado de trabalho e a gerente deste Programa, para um melhor entendimento de suas bases de funcionamento. O recurso utilizado para tratar as informações coletadas foi o sistema de análise categorial, proposto pela análise de conteúdo. Constatou-se a importância do trabalho por razões diversas e que a ele estão associadas mudanças positivas e realização de planos e projetos de futuro. Percebeu-se que os motivos da inserção destes jovens no mercado de trabalho foram variados e distintos, podendo-se citar o desejo de autonomia, de crescimento, de aprendizado, a satisfação de necessidades básicas e acesso a bens de consumo. Foi possível compreender que a entrada e permanência dos jovens no mercado de trabalho e o sentido que eles atribuem à atividade laboral sofrem influência do contexto familiar. Foram detectados desafios relacionados ao trabalho como a dificuldade de conciliação entre trabalho e estudo e a incerteza do aproveitamento das habilidades adquiridas com as atividades atuais numa futura inserção no mercado de trabalho. Constatou-se a relevância do Programa pesquisado, porém ele atende a uma demanda pouco expressiva da população jovem de Belo Horizonte. Além disto, ele carece de estudos e ferramentas estratégicas internas que facilitem sua gestão e possam contribuir para suas ações e resultados. Observou-se, ainda, que pesquisas que considerem as dimensões do jovem como ator social ainda são necessárias.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-12-01
How to Cite
PEREIRA, Elisabeth; SALES, Mara Marçal. OS SENTIDOS DO TRABALHO PROTEGIDO PARA OS JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 111–130, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/13614. Acesso em: 29 sep. 2025.
Issue
Section
Artigos de temática livre
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.