SER OFICINEIRO A LUZ DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO: IMPASSES E POSSIBILIDADES
Keywords:
Trabalho e Subjetividade, Oficineiro, Psicodinâmica do trabalho, Saúde Mental e TrabalhoAbstract
Este artigo traz, à luz da psicodinâmica, algumas compreensões acerca do trabalho realizado por oficineiros junto à população jovem, considerada em situação de vulnerabilidade social, de uma região da cidade de Belo Horizonte-MG. Desenvolveu-se uma prática investigativa durante a disciplina Saúde Mental e Trabalho\Clínicas do Trabalho, com pesquisa de campo sobre as relações de trabalho e processos subjetivos fundamentado em uma determinada clínica do trabalho. O grupo de autoras do presente artigo teve como objetivo estabelecer possíveis relações entre o trabalho do oficineiro, e a saúde mental dos mesmos. Como fundamentação teórica utilizou-se alguns autores como Dejours, Bueno e Macedo, Maraschin, Chassot, Gorczevski, na perspectiva psicanalítica, com ênfase na psicodinâmica do trabalho, e Lhuilier, uma referência da psicossociologia do trabalho, que traz contribuições para a psicodinâmica do trabalho. Elaborou-se um roteiro de entrevista semiestruturada que possibilitou a coleta de dados para melhor compreensão do fenômeno estudado. Da análise crítica das observações de campo e os relatos dos oficineiros entrevistados, articulados à fundamentação teórica, destaca-se a importância do reconhecimento no trabalho, preocupações para além do espaço físico do trabalho na oficina, e a dificuldade de separar a vida privada da profissional. A construção do presente artigo proporcionou troca de saberes, reflexões e clareza acerca do papel desempenhado pelos oficineiros e de sua importância nas comunidades em situações vulneráveis, o que abriu uma nova questão a ser investigada. A saber se o reconhecimento do trabalho realizado pelos oficineiros viabiliza uma proteção contra os riscos à saúde mental.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-12-01
How to Cite
MIRANDA, Adriana Santos de; PEQUENO, Danielle Evangelista; CARVALHO, Débora Mariane de; SILVA, Deborah Cassemiro Soares da; MANTINI, Dioni da Rosa; CASTRO, Grazielle Alves de; PAULA, Patrícia Pinto de. SER OFICINEIRO A LUZ DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO: IMPASSES E POSSIBILIDADES. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 166–183, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/13617. Acesso em: 29 sep. 2025.
Issue
Section
Artigos de temática livre
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.