SUICÍDIO: UMA ESCOLHA EXISTENCIAL FRENTE AO DESESPERO HUMANO
Keywords:
Suicídio, Psicologia Existencial-Humanista, Psicologia HospitalarAbstract
A presente monografia se constituiu como um estudo bibliográfico acerca da temática do suicídio. Para a elaboração da mesma, utilizou-se de livros e artigos científicos. Objetivou-se compreender a atuação do psicólogo Existencial-Humanista, no contexto hospitalar, com pessoas que tentaram o autoextermínio. Expôs-se a forma como essa abordagem compreende o suicídio, uma vez que cada teoria compreenderá esse fenômeno de maneira singular. Discutiu-se a atuação do psicólogo Existencial-Humanista, no contexto hospitalar, com relação ao suicídio, ressaltando a atuação desse profissional com a pessoa que tentou o autoextermínio, com a família desse e com a equipe de saúde (enfermeiros, médicos, psicólogos etc.). Considerou-se relevante a discussão traçada acerca da atuação da equipe de saúde com esses pacientes, visto que, em muitos casos, a tentativa de suicídio é considerada um insulto à equipe de saúde, que é treinada para salvar vidas e se depara com uma pessoa que não deseja mais viver. As considerações finais apontam para uma insuficiência de discussões, no meio hospitalar, acerca da percepção do ato suicida. Percebeu-se também que as razões que justificam o suicídio ou sua tentativa interferem na aceitação e compreensão do ato, tanto na família quanto na equipe de saúde. Em relação ao trabalho do psicólogo Existencial-Humanista, notou-se que esse é de fundamental importância, visto que, espera-se que a sua atuação esteja para além do orgânico/físico, compreendendo a pessoa como um todo, como um ser de possibilidades e em constante processo de desenvolvimento.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-12-01
How to Cite
SILVA, Karina de Fátima Aparecida da; ALVES, Mariany Aparecida; COUTO, Daniela Paula do. SUICÍDIO: UMA ESCOLHA EXISTENCIAL FRENTE AO DESESPERO HUMANO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 184–203, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/13618. Acesso em: 29 sep. 2025.
Issue
Section
Artigos de temática livre
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.