TODO SONHADOR É UM CONQUISTADOR: ANÁLISE DA RESILIÊNCIA DE UM JOVEM EM SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO SOCIAL
Keywords:
Exclusão Social, Juventude, ResiliênciaAbstract
A juventude é um período de grandes transformações na vida de todo ser humano. Com isso, esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como um jovem que passou várias situações de exclusão social pôde desenvolver a resiliência. Os objetivos específicos envolveram analisar quais foram as situações de exclusão social enfrentadas por ele e como, diante deste contexto difícil, o jovem pesquisado desenvolveu os fatores de proteção durante a sua trajetória. A resiliência é um conceito relativamente novo na área da psicologia. Ela pode ser definida como a capacidade que a pessoa tem de passar pela adversidade de maneira positiva, transformando o sofrimento em possibilidade de crescimento. Para a realização da pesquisa, a metodologia adotada envolveu a realização de um estudo qualitativo que teve como instrumento de pesquisa a história de vida de um jovem negro de 26 anos. A investigação aconteceu na cidade de Belo Horizonte. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a exclusão social colocou o jovem exposto a vários fatores de riscos como a pobreza e violência. Mas através de uma rede de apoio que envolveu a escola, o trabalho, a religião e algumas políticas públicas, ele conseguiu promover a resiliência, se tornando um jovem empresário e empreendedor social.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-12-01
How to Cite
BATISTA, Sandra Maria; SALES, Mara Marçal. TODO SONHADOR É UM CONQUISTADOR: ANÁLISE DA RESILIÊNCIA DE UM JOVEM EM SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO SOCIAL. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 224–243, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/13620. Acesso em: 29 sep. 2025.
Issue
Section
Artigos de temática livre
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.