DEPRESSÃO E ANGÚSTIA: MODOS DE EXPRESSÃO NA CONTEMPORANEIDADE
Keywords:
Depressão, Angústia, Contemporaneidade, DesejoAbstract
Este artigo é o resultado de uma pesquisa de iniciação científica realizada no ano de 2015, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Arcos, com o objetivo de investigar a relação entre o fenômeno da depressão e angústia. O interesse em pesquisar o tema surgiu a partir da constatação da alta incidência do diagnóstico de depressão nos dias atuais. Esse diagnóstico é tão predominante que pode ser descrito como uma epidemia da depressão. Esta pesquisa investiga se a depressão é resultado do estilo de vida dos dias atuais e qual é a relação entre depressão e angústia. A metodologia de pesquisa utilizada foi bibliográfica. Assim, o fenômeno da depressão foi investigado por um viés social, psiquiátrico e psicanalítico. No contexto psicanalítico, este foi demarcado pela perspectiva dos termos “depressão” e “angústia”, a partir da concepção elaborada por Freud e Lacan. A análise da literatura disponível revela que 7,6% da população brasileira com mais de 18 anos apresenta este diagnóstico e que este representa 11,2 milhões de pessoas em todo o território nacional. Observamos também que existe uma relação entre angústia e depressão, causada pelo conflito entre o que o Outro exige de nós e por aquilo que o sujeito não consegue tolerar em relação aos próprios desejos. A partir deste preceito, consideramos que não é possível evitarmos o mal da depressão, pois este é um modo singular do sujeito significar as próprias experiências vividas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-02-28
How to Cite
PEREIRA, Maria Bruna Mota; AZEVEDO, Jane Moreira de. DEPRESSÃO E ANGÚSTIA: MODOS DE EXPRESSÃO NA CONTEMPORANEIDADE. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 198–216, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/14256. Acesso em: 20 aug. 2025.
Issue
Section
Artigos de temática livre
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.