VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: UM ESTUDO SOBRE A SITUAÇÃO PSICOSSOCIAL DE MULHERES ATENDIDAS NUMA DELEGACIA DE POLÍCIA, EM MINAS GERAIS

Authors

  • Rosária Marília da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Fernanda Simplício Cardoso Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Keywords:

Lei Maria da Penha, Mulher, Situação psicossocial, Violência doméstica

Abstract

Este estudo objetivou conhecer a situação psicossocial de mulheres, supostamente vítimas de violência doméstica e familiar, atendidas numa Delegacia de Polícia Civil, situada no município de Arcos, Estado de Minas Gerais. Realizou-se a revisão bibliográfica sobre o tema e, posteriormente, a pesquisa de campo com as mulheres que registraram Boletim de Ocorrência (BOs) na Delegacia, no ano de 2013, sendo a queixa enquadrada na Lei 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha. Concluiu-se que a população feminina pesquisada tem idade entre 14 e 44 anos e o estado civil varia em solteiras (30%), casadas (22%) e vínculo de união estável (20%). Deste universo, 45% das entrevistadas são companheiras ou ex-companheiras dos supostos agressores; 27% possuem de um a dois filhos e somente uma declarou-se não alfabetizada.  Constatou-se que as entrevistadas reconhecem melhor a violência física e tentam, às vezes, justificar sua ocorrência no uso exagerado de etílicos e drogas ilícitas pelo agressor. Algumas não conseguiram romper o ciclo da violência, apresentando histórias de outros relacionamentos violentos vividos no passado.  As entrevistadas revelaram conhecimento da Lei Maria da Penha, embora tenham afirmado que não se sentem protegidas. Mesmo assim, demonstraram expectativa na punição/prisão do agressor como meio de sanar a violência.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-02-28

How to Cite

SILVA, Rosária Marília da; CARDOSO, Fernanda Simplício. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: UM ESTUDO SOBRE A SITUAÇÃO PSICOSSOCIAL DE MULHERES ATENDIDAS NUMA DELEGACIA DE POLÍCIA, EM MINAS GERAIS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 307–325, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/14265. Acesso em: 29 sep. 2025.