A CONTRIBUIÇÃO DA PSICANÁLISE PARA O MODELO DE ATENDIMENTO DA PSICOSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NOS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL
Keywords:
Psicose, Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil, Saúde mental, PsicanáliseAbstract
O presente trabalho apresenta a psicose em crianças e adolescentes como tema da pesquisa. Discute-se de que forma a psicanálise pode contribuir com o modelo de atendimento da psicose nos serviços de saúde mental. A princípio, caracteriza-se a estrutura clínica psicose na perspectiva psicanalítica, tomando por base as teorias freudiana e lacaniana. Logo após, apresenta-se o modelo de atendimento de crianças com diagnóstico de psicose nos serviços de saúde mental. E, por último, identifica-se a contribuição da psicanálise para o modelo de atendimento da psicose em crianças e adolescentes nos serviços de saúde mental. O método utilizado para a confecção deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica. Considera-se de extrema importância o tema abordado, pois, por mais que os serviços especializados no tratamento de crianças e adolescentes com sofrimento mental tenham evoluído, ainda carecem de investimento maior e ampliação. Destacam-se, neste trabalho, as contribuições proporcionadas pela psicanálise para esses dispositivos, uma vez que o tratamento de cada sujeito é singular e é a partir da escuta atenta e cuidadosa que se constrói um saber sobre ele, mesmo estando inserido em um serviço que, por vezes, privilegie o tratamento a partir do coletivo, em suas modalidades de oficinas e grupos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-06-05
How to Cite
ROCHA, Cíntia Tatiane; MENEZES, Ludimila Aparecida Fonseca; COUTO, Daniela Paula do. A CONTRIBUIÇÃO DA PSICANÁLISE PARA O MODELO DE ATENDIMENTO DA PSICOSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NOS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 36–55, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/15244. Acesso em: 29 sep. 2025.
Issue
Section
Dossiê
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.