ANTES SÓ, AGORA ACOMPANHADO: REFLEXÕES SOBRE O ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO EM UM SERVIÇO RESIDENCIAL TERAPÊUTICO
Keywords:
Acompanhamento Terapêutico, Psicose, Reabilitação Psicossocial, Serviço Residencial TerapêuticoAbstract
O presente artigo tem como objetivo principal refletir sobre a experiência da clínica do Acompanhamento Terapêutico com pacientes psicóticos em um Serviço Residencial Terapêutico evidenciando o processo de reabilitação psicossocial oportunizado por essa clínica. Os recursos metodológicos utilizados na pesquisa que subsidia as elaborações sistematizadas neste artigo foram o relato de experiência e uma pesquisa teórica. Utilizamos os mesmos para problematizar os desafios e possibilidades da clínica do Acompanhamento Terapêutico enquanto um dispositivo clínico e político de desinstitucionalização da loucura e de sua reabilitação psicossocial. Como resultados deste estudo, apresentamos as potencialidades do Acompanhamento Terapêutico no processo de reabilitação psicossocial de pacientes psicóticos em um Serviço Residencial Terapêutico a partir do relato de experiência descrito. E destacamos a efetividade da clínica do Acompanhamento Terapêutico como uma clínica de efeitos e afetamentos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-06-05
How to Cite
NASCIMENTO, Patrícia Chaves do; MENDES, Aline Aguiar. ANTES SÓ, AGORA ACOMPANHADO: REFLEXÕES SOBRE O ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO EM UM SERVIÇO RESIDENCIAL TERAPÊUTICO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 71–90, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/15246. Acesso em: 29 sep. 2025.
Issue
Section
Dossiê
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.