POSSIBILIDADES DA PSICANÁLISE FRENTE AOS SUJEITOS QUE CHEGAM AOS HOSPITAIS APÓS UMA TENTATIVA DE SUICÍDIO
Keywords:
Hospital, Suicídio, PsicanáliseAbstract
Esse artigo apresenta um estudo sobre o sofrimento psíquico do paciente internado em instituições hospitalares após tentativa de suicídio e levanta as possibilidades da psicanálise nesse momento em que o sujeito almeja a morte. O objetivo é buscar conhecimento acerca desses pacientes que atentam contra a própria vida e analisar o que pode ser feito por eles a nível psíquico nos hospitais, visto que o suicídio é hoje um grande problema de saúde pública. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica em textos e artigos psicanalíticos que abordam o tema, buscando conhecimento nos escritos freudianos e pós-freudianos sobre a dor desses sujeitos suicidas e sobre a importância da escuta analítica oferecida a esses pacientes hospitalizados após uma tentativa de autoextermínio. Correlacionou-se a bibliografia a exemplos de casos atendidos pela autora em um hospital de urgência. Os resultados apontaram que a psicanálise possibilita ao sujeito a ressignificação da tentativa de suicídio, ao propiciar o desenvolvimento de sua potencialidade simbólica, capaz de levá-lo ao reencontro com a pulsão de vida. Mas, há a necessidade de um olhar que abarque o sujeito como um todo, portanto físico, social e psíquico e que se estenda para além do processo de hospitalização. Concluiu-se que a psicanálise ajuda o sujeito a encontrar recursos outros além da morte, o ajudando a superar o luto, ressignificar o vazio e elaborar a autodestruição.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-06-05
How to Cite
NUNES, Lúcia Efigênia Gonçalves; SANTOS, Luciana Almeida. POSSIBILIDADES DA PSICANÁLISE FRENTE AOS SUJEITOS QUE CHEGAM AOS HOSPITAIS APÓS UMA TENTATIVA DE SUICÍDIO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 109–126, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/15248. Acesso em: 29 sep. 2025.
Issue
Section
Dossiê
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.