PSICOLOGIA, ESPORTE E INCLUSÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS
Keywords:
Inclusão Social, Transtorno do Espectro Autista, Esporte, Psicologia do EsporteAbstract
A inclusão social de crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) movimenta diversos debates, tanto no contexto escolar, como dentre os profissionais que se empenham em pesquisa e intervenção voltadas para este grupo. Nessa perspectiva, o presente estudo objetivou discutir as práticas esportivas como uma maneira alternativa capaz de promover a inclusão das crianças que possuem esse transtorno, a fim de compreender como a Psicologia do Esporte pode contribuir para essa inclusão, tratando a atividade esportiva como um fator de socialização. As discussões aqui estabelecidas possibilitaram a compreensão do esporte como uma prática que vai além da performance individual, podendo ser entendido em sua capacidade de promover a inclusão social e a cidadania. No que diz respeito às crianças com TEA, foi esclarecido que, utilizando metodologias que considerem as suas potencialidades ao invés de suas limitações, seria possível pensar sua a inclusão no e pelo esporte. A Psicologia do Esporte atuaria, então, como um agente viabilizador da inserção social, sendo capaz de compreender a atividade física e esportiva como instrumento de tratamento, reabilitação e socialização dos indivíduos.
Downloads
References
ALVINO-BORBA, Andreilcy; MATA-LIMA, Herlander. Exclusão e inclusão social nas sociedades modernas: um olhar sobre a situação em Portugal e na União Europeia. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 106, p. 219-240, abr./jun. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n106/n106a03.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2016.
APA (American Psychiatric Association); tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento... et. al.; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli... et. al. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
ARMONIA, Aline Citino; MISQUIATTI, Andréa Regina Nunes. Caracterização do perfil comunicativo de crianças com distúrbios do espectro autístico com diferentes interlocutores. Rev. CEFAC, vol. 13, pp.831-837, 2011. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516- 18462011000500007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 set. 2015.
ASSUMPÇÃO JR, Francisco B.; Pimentel, Ana Cristina M. Autismo infantil. Rev. Bras. Psiquiatr. vol.22, São Paulo, Dec. 2000. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516- 44462000000600010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 29 set. 2015.
CAMARGO, Síglia Pimentel Höher; BOSA, Cleonice Alves. Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura. Psicol. Soc. vol.21. Florianópolis Jan/Apr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102- 71822009000100008&script=sci_arttext> Acesso em: 18 ago. 2015.
MACIEL, Maria Regina Cazzanoga. Portadores de deficiência: a questão da inclusão social. São Paulo Perspec., São Paulo , v. 14, n. 2, p. 51-56, jun. 2000. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 88392000000200008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 16 out. 2016.
MARKUNAS, Marisa. Reabilitação esportiva ou esporte como reabilitação? Cap. 10. p. 139-153. In: RUBIO, Katia. Psicologia do esporte: interfaces, pesquisa e intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. 170p.
MARTINS, Alberto. Participação e integração da criança portadora de deficiência no esporte. Cap. 6. p. 67-74. In: MONTADON, Isabel. Educação física e esporte nas escolas de 1º e 2º graus. Belo Horizonte/Rio de Janeiro, Villa Rica, 1992. 135p.
PRAÇA, Élida Tamara Prata de Oliveira. Uma reflexão acerca da inclusão de aluno autista no ensino regular. 2011. 140f. Dissertação. (Mestrado em Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível em: < http://www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/05/Disserta%C3%A7%C3%A3o-E-lida.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2016.
RUBIO, Katia. Psicologia do esporte: interfaces, pesquisa e intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
SILVA, Fábio Silvestre da. Projetos sociais em discussão na psicologia do esporte. Rev. bras. psicol. esporte, São Paulo , v. 1, n. 1, p. 01-12, dez. 2007 . Disponível em
<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981- 91452007000100005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 09 out. 2016.
SILVA, Micheline; MULICK, James A.. Diagnosticando o transtorno autista: aspectos fundamentais e considerações práticas. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 29, n. 1, p. 116- 131, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 98932009000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 ago. 2016.
TOMÉ, Maycon Cleber. A educação física como auxiliar no desenvolvimento cognitivo e corporal dos autistas. Movimento & Percepção, v. 8, n. 11, pp. 231-248, jul/dez 2007. Disponível em:
<http://ferramentas.unipinhal.edu.br/movimentoepercepcao/include/getdoc.php?id=466&articl e=158&mode=pdf>. Acesso em: 21 out. 2016.
VIANNA, José Antonio; LOVISOLO, Hugo Rodolfo. A inclusão social através do esporte: a percepção dos educadores. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v. 25, n.2, pp. 285- 96., abr./jun. 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v25n2/10.pdf>. Acesso em: 18 set. 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.