A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA E A BUSCA PELO SENTIDO DA VIDA: UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA

Authors

  • Luisa Zucheratto Castro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Maristela Costa de Andrade Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Rafaela Loureiro Chernicharo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Keywords:

Identidade, Logoterapia, Religiosidade, Sentido de vida, Situação de Rua

Abstract

O presente artigo procura compreender a população em situação de rua (PSR) a partir da construção de sentido de vida e a influência da religiosidade nesse contexto. A fim de atingir tal objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico que contempla a origem e definição do fenômeno da PSR, a influência das representações sociais na constituição de sua identidade e a importância da dimensão e busca existencial, tendo como base a Escola de Logoterapia de Viktor Frankl. Estabeleceu-se então, uma conexão da revisão de literatura com a análise da vivência em campo nas abordagens de rua. Essas foram realizadas pelas extensionistas do projeto “Andanças: população em situação de rua e práticas transdisciplinares” com um grupo de moradores de rua do Parque Municipal de Belo Horizonte, durante o primeiro semestre de 2017.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luisa Zucheratto Castro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Psicologia Social

Maristela Costa de Andrade, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Mestre em Psicologia e Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

References

AQUINO, T. A. A. D. et al. Atitude Religiosa e Sentido da Vida: Um Estudo Correlacional. Psicologia, Ciência e Profissão, Brasília, v. 29, n. 2, p. 228-243, 2009.

ARAÚJO, Carlos Henrique. Migrações e vida nas ruas. In: BURSZTYN, Marcel (Org). No meio da rua – Nômades, excluídos e viradores. Rio de Janeiro: Garamond, 2000, (p. 88- 120)

BERGER, P. & LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1985.

CAMPOS, Lívia dos Santos; CUNHA, Luane Seixas Pereira. A busca pelo sentido da vida em meio a exclusão: um estudo logoterápico com pessoas em situação de rua. Revista Logos & Existência: Revista da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial, v. 5, n. 2, 2016.

FERREIRA, F. P. M. População em situação de rua, vidas privadas em espaços públicos: o caso de Belo Horizonte 1998- 2005. Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais.

FRANKL, Viktor E. Em Busca de Sentido: um Psicólogo no campo de concentração.(Trad: Walter O. Schlupp e Carlos C. Aveline) 25 ed. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2008. 186 p.

GOFFMAN, Erwin. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4 ed.. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan S.A. 1975.

GUIMARÃES, Aluízio Geraldo de Carvalho. A religiosidade de moradores de rua da cidade de Belo Horizonte: uma via de subjetivação. 2010. 182f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Belo Horizonte.

KRAUS, Teresa; RODRIGUES, Manuel; DIXE, Maria Dos Anjos. Sentido de vida, saúde e desenvolvimento humano. Revista de Enfermagem, Coimbra, Portugal, v. 2, n. 10, p. 77-88, jul. 2009.

MACIEL, Maria Helena Ribeiro. Ajuste Neoliberal e Exclusão Social no Brasil. IN: Exclusão, incluso e diversidade. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, 2009.

MARX, Karl. O capital. Livro 1. Volume II. Tradução Reginaldo Sant’anna. 12ª Ed. Rio de Janeiro: Bertand Brasil S. A., 1988b. p. 850

MATTOS, Ricardo Mendes; FERREIRA, Ricardo Franklin Quem vocês pensam que (elas) são? - Representações sobre as pessoas em situação de rua. Psicologia Social, v.16, n.2, p. 47-58.Ago 2004

PUC MINAS. Projeto de extensão andanças: população em situação de rua e práticas transdisciplinares. Disponível em: <http://portal.pucminas.br/proex/index-link.php?arquivo=projeto&nucleo=0&codigo=288&pagina=4896>. Acesso em: 22 jun. 2017.

SILVA, Maria Lucia Lopes da. Mudanças recentes no mundo de trabalho e o fenômeno população em situação de rua no Brasil (2006). Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/1763/1/2006_Maria%20Lucia%20Lopes%20da%20Silva.pdf. Acesso em: 27 de junho de 2017.

SILVA, Virgínia Macêdo de Souza. Pés excluídos: o imaginário religioso da população em situação de rua em João Pessoa-PB. Universidade Federal da Paraíba. 2014

VICENTINO, Cláudio. História geral. São Paulo: Scipione, 2000.

VIEIRA, M. A. C.; BEZERRA, E. M. R.; ROSA, C. M.M. População de Rua: quem é, como vive, como é vista. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1994.

Published

2018-09-12

How to Cite

CASTRO, Luisa Zucheratto; ANDRADE, Maristela Costa de; CHERNICHARO, Rafaela Loureiro. A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA E A BUSCA PELO SENTIDO DA VIDA: UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 223–235, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/16001. Acesso em: 20 aug. 2025.