TERAPIA DO ESQUEMA COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DA CONCEITUALIZAÇÃO COGNITIVA: REVISÃO INTEGRATIVA
Keywords:
Conceitualização Cognitiva, Terapia do Esquema, Terapia Cognitivo-ComportamentalAbstract
A conceitualização cognitiva é um procedimento colaborativo que norteia o processo psicoterápico, sistematizando os problemas que levaram o paciente à terapia. O presente trabalho buscou investigar a hipótese de que a terapia do esquema (TE) pode contribuir para a construção da conceitualização cognitiva de casos clínicos. A investigação dessa hipótese foi realizada por meio de uma revisão integrativa da literatura. Foram selecionados 18 artigos, dos quais três descrevem a utilização conjunta da conceitualização cognitiva de A. Beck e da TE. É possível observar que mesmo os estudos que não se propõem a discutir o tema conceitualização cognitiva fazem-no indiretamente quando descrevem a necessidade de identificar os Esquemas Iniciais Desadaptativos para guiar o processo terapêutico. Esses resultados destacam a importância da conceitualização cognitiva como norteadora da psicoterapia e sugerem que o uso da teoria do esquema pode ser benéfico para a construção da conceitualização.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-09-12
How to Cite
PAGIO, Marília Beatricci de Souza; ASSUMPÇÃO, Alessandra Almeida. TERAPIA DO ESQUEMA COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DA CONCEITUALIZAÇÃO COGNITIVA: REVISÃO INTEGRATIVA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 116–131, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/18409. Acesso em: 9 aug. 2025.
Issue
Section
Dossiê
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.