TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL E A NÃO ACEITAÇÃO DA HOMOSSEXUALIDADE: REVISÃO NARRATIVA
Keywords:
Transtorno de Ansiedade Social. Homossexualidade. Análise do Comportamento. Terapia Cognitivo-comportamentalAbstract
Este artigo é uma revisão bibliográfica narrativa que busca compreender uma possível amplificação dos prejuízos dos sintomas do transtorno de ansiedade social (TAS) em relação à não aceitação da homossexualidade masculina por parte de pacientes homossexuais masculinos. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura narrativa nas plataformas SciELO, BVS Psicologia Brasil, Periódico CAPES e LILACS sobre o TAS. O artigo também traz uma descrição das características cognitivas, emocionais e comportamentais da não aceitação da homossexualidade masculina. Como pressupostos teóricos foram usados os conceitos da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e da Análise do Comportamento (AC), com o objetivo de articular as características comuns aos dois casos (TAS e homossexualidade), apontando que sintomas, como o comportamento de fuga/esquiva, podem ser, aparentemente, aumentados, assim como emoções como ansiedade, culpa, medo e raiva, além de distorções cognitivas relativas à interpretação de mundo, de si mesmo e do futuro. Este artigo finaliza-se com apontamentos dos métodos já aplicados pela TCC para o tratamento do TAS e discute como essas intervenções têm sido eficientes para o tratamento dessa combinação de fatores.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-09-12
How to Cite
MENDANHA, Ana Cláudia Tibães; BERNARDES, Luiz Antonio. TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL E A NÃO ACEITAÇÃO DA HOMOSSEXUALIDADE: REVISÃO NARRATIVA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 132–152, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/18410. Acesso em: 15 sep. 2025.
Issue
Section
Dossiê
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.