POSSÍVEIS IMPACTOS DA GAMIFICAÇÃO NA SUBJETIVIDADE DO HOMEM CONTEMPORÂNEO

Authors

Keywords:

Gamificação, Pós-modernidade, Mídias digitais

Abstract

O presente trabalho investiga os impactos da gamificação nos processos de subjetivação da contemporaneidade, marcados pelo constante avanço das tecnologias. Nosso objetivo foi o de compreender em que medida a gamificação, como um aparato importante nos dias de hoje dentro do capitalismo, afeta a construção da subjetividade na contemporaneidade, situando os desafios da Psicologia e do(a) profissional psicólogo(a) frente a compreensão dos usos da tecnologia. A metodologia utilizada foi a da revisão bibliográfica, onde definimos os principais conceitos para a compreensão do tema. Analisamos os fatores sócio-históricos que constituem a subjetividade na era digital, bem como a relação do homem com a tecnologia, trazendo também as contribuições da psicanálise para a compreensão do conceito de sujeito e os impactos deste fenômeno em sua constituição. E por fim, apontamos os elementos psíquicos que possivelmente serão impactados por uma gamificação da realidade.

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Author Biography

Platini Afonso dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduando de psicologia da PUC Minas, campus Betim, Extensionista do Juizado de Conciliação da Puc Minas, Extensionista do Projeto Saúde em Santa Maria de Itabira, Monitor voluntário do Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Monitor bolsista do Núcleo de Psicologia da Puc Minas

Published

2019-07-19

How to Cite

SANTOS, Platini Afonso dos. POSSÍVEIS IMPACTOS DA GAMIFICAÇÃO NA SUBJETIVIDADE DO HOMEM CONTEMPORÂNEO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 502–519, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/18721. Acesso em: 20 aug. 2025.