POSSÍVEIS IMPACTOS DA GAMIFICAÇÃO NA SUBJETIVIDADE DO HOMEM CONTEMPORÂNEO
Palabras clave:
Gamificação, Pós-modernidade, Mídias digitaisResumen
O presente trabalho investiga os impactos da gamificação nos processos de subjetivação da contemporaneidade, marcados pelo constante avanço das tecnologias. Nosso objetivo foi o de compreender em que medida a gamificação, como um aparato importante nos dias de hoje dentro do capitalismo, afeta a construção da subjetividade na contemporaneidade, situando os desafios da Psicologia e do(a) profissional psicólogo(a) frente a compreensão dos usos da tecnologia. A metodologia utilizada foi a da revisão bibliográfica, onde definimos os principais conceitos para a compreensão do tema. Analisamos os fatores sócio-históricos que constituem a subjetividade na era digital, bem como a relação do homem com a tecnologia, trazendo também as contribuições da psicanálise para a compreensão do conceito de sujeito e os impactos deste fenômeno em sua constituição. E por fim, apontamos os elementos psíquicos que possivelmente serão impactados por uma gamificação da realidade.Descargas
			Los datos de descargas todavía no están disponibles.
		
	Descargas
Archivos adicionales
Publicado
																			2019-07-19
																	
				Cómo citar
SANTOS, Platini Afonso dos. POSSÍVEIS IMPACTOS DA GAMIFICAÇÃO NA SUBJETIVIDADE DO HOMEM CONTEMPORÂNEO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 502–519, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/18721. Acesso em: 25 oct. 2025.
Número
Sección
								Artigos de temática livre
							
						Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgar a la revista el derecho a la publicación inicial, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons CC BY 4.0, y derechos de publicación. Los autores pueden publicar su trabajo en línea en repositorios institucionales / disciplinarios o en sus propios sitios web.
 
						




