MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE PESSOAS (MAPA): ESTUDO PSICOMÉTRICO PARA O CONTEXTO DA AVIAÇÃO
Keywords:
Teste psicológico, Psicometria, Personalidade, AviaçãoAbstract
O presente estudo teve como objetivo verificar as diferenças existentes de traços de personalidade entre os pilo-tos que possuem registro de incidentes aéreos com pilotos sem registro de incidentes, bem como averiguar as diferenças existentes relativas às variáveis faixa etária, tipo de aviação (piloto de transporte militar – Região Amazônica, piloto de transporte militar – instrutor, piloto operacional de segurança pública, piloto de caça mili-tar – Região Sul, Piloto de transporte civil – Região Sul) por meio do desempenho dos participantes no teste de personalidade Método de Avaliação de Pessoas – MAPA. Participaram da pesquisa 73 pilotos com idades entre 24 e 63 anos (M=33,43; DP=7,47), todos do sexo masculino. Além do teste MAPA, foram coletados os dados de incidentes aéreos de 25 pilotos desta amostra. De acordo com os resultados obtidos foi possível evidenciar a validade de critério concorrente em duas dimensões do MAPA, a correlação significativa entre três dimensões do teste e a idade dos pilotos, bem como a diferença significativa de algumas dimensões do MAPA em relação ao tipo de piloto. Tais resultados indicam a relevância da utilização do instrumento no contexto da aviação e apontam para a necessidade de uma ampliação da amostra para novas investigações.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-07-19
How to Cite
MONTEIRO, Rebecca de Magalhães; DUARTE, Neyde Vieira; BAUER, Rosana Conceição; SILVA, Karina Farias. MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE PESSOAS (MAPA): ESTUDO PSICOMÉTRICO PARA O CONTEXTO DA AVIAÇÃO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 430–445, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/20770. Acesso em: 28 aug. 2025.
Issue
Section
Artigos de temática livre
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.