A PARTILHA DOS SEXOS E O EFEITO DE EMPUXO-À-MULHER: CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE À CLÍNICA DA PSICOSE
Keywords:
Psicanálise, Clínica da Psicose, Partilha dos Sexos, Empuxo-à-MulherAbstract
O presente artigo trata-se de uma revisão teórica bibliográfica da primeira clínica estrutural lacaniana acerca das psicoses, compreendida a partir da noção de forclusão do Nome do Pai na análise caso Schreber. Este trabalho é resultado da experiência dos autores no estágio curricular na clínica da psicose, realizado durante o curso de graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Neste estudo buscou-se descrever, a partir da teoria psicanalítica, o fenômeno do empuxo-à-mulher. Conceituado por Lacan em 1972, o empuxo-à-mulher se refere à questão da feminização na sexuação do sujeito psicótico. Nota-se que devido a foraclusão do Nome-do-Pai, isto é, a falta do significante primordial, surgiria inicialmente a impossibilidade de o sujeito psicótico ingressar na partilha dos sexos do lado masculino ou feminino. Esse fenômeno do empuxo-à-mulher acaba por fazer ressoar no sujeito um gozo ilimitado, sem barra e envolto por uma convicção delirante em que o sujeito psicótico realmente sente como se estivesse transformando-se em uma mulher – sendo levado e forçado para o lado da feminização. Sabe-se que essas vivências trazem muitos sofrimentos e perturbações para os sujeitos e seus familiares. Dessa forma, a psicanálise continua apesentando uma importante contribuição no tratamento das psicoses e de seus efeitos na vida dos sujeitos, principalmente com fato do delírio passar a ter um significado, operando como um eixo possível para o tratamento. Assim, buscaremos destacar na teoria lacaniana o desencadeamento da psicose, os efeitos da foraclusão do significante Nome-do-Pai exemplicadas nas fórmulas de sexuação, conceitos com os quais trabalham os psicanalistas no sentido de fornecer um tratamento possível para o gozo desregrado do empuxo-à-mulher na psicose e melhor conduzi-lo para um novo plano de significação e estabilização.
Downloads
References
BENETI, Antônio. Do discurso do analista ao nóborromeano: contra a metáfora delirante. Opção Lacaniana Online. Belo Horizonte, maio de 2005.
CASTRO, Helenice, Saldanha de. Correio: revista da Escola Brasileira de Psicanálise. O desencadeamento da psicose e o empuxo-à-mulher, Belo Horizonte, 29, Agosto 2000.
DEFFIEUX, Jean-Pierre. Uso da metonímia em um caso de psicose. Curinga, v. 1, n. 0 (out. 1993) – Belo Horizonte: Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Minas, n.31, dezembro de 2010.
FOLBERG, Maria Nestrovsky; MAGGI, Noeli Reck. Declínio da função paterna e dialética da simbolização. Estilos da Clínica, Vol. VII, no 13, 92-99, 2002.
FREUD, Sigmund. Neurose e psicose (1924-[1923]). In: FREUD, S. O Ego e o Id e outros trabalhos. Edição: Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. 19, 1990.
FREUD, Sigmund. O caso Schreber, artigos sobre a técnica e outros trabalhos (1911-1913). Edição: Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. ed. Rio de Janeiro: Imago, v. 12, 1990.
FREUD, Sigmund. Totem e tabu e outros trabalhos (1913-1914).Edição: Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. ed. Rio de Janeiro: Imago, v. 13, 1990.
GAMA, Vanessa Campbell; BASTOS, Angêlica. A feminilização na psicose: empuxo-à-mulher e erotomania. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 22, p. 141-156, 2010.
LACAN, Jacques. O Seminário livro 3: as psicoses. (1955-1956). ed. 2ª Rio de Janeiro: Jorge Zahar, v. 3, 1985.
LACAN, Jacques. Escritos. 1901-1981. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
LACAN, Jacques. Os complexos familiares em patologia. In: LACAN, J. Os complexos fami-liares na formação do indivíduo. (1938). ed. 2ª Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
LAURENT, Éric. Os Tratamentos Psicanalíticos na Psicose – Instituto de Psicanálisee Saúde Mental de Minas Gerais. Papéis de Psicanálise. Ano.2 n.2, Maio 2006.
MALEVAL, Jean-Claude. La foraclusión del nombre del padre: el concepto y su clínica. Bueno Aires: Paidós, 2002.
MILLER, Jacques-Allain. Uma partilha sexual. Opção lacaniana online nova série , Rio de Janeiro, ano. 7 nº. 20. ISSN: 2177-2673, julho 2016.
QUINET, Antônio. Teoria e clínica da psicose. n 3. ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2006.
SANTANA, Vera Lúcia Veiga. As psicoses e sua relação com a loucura na mulher. Opção Lacaniana Online Nova Série, ano 1, n 2, julho 2010. ISNN 2177-2673.
SOLER, Colette. O inconsciente a céu aberto da psicose (1937). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.