INTERFACES BETWEEN CHILD NEUROPSYCHOLOGICAL EVALUATION AND COGNITIVE-BEHAVIORAL THERAPY: CONTRIBUTION TO CLINICAL PRACTICE WITH CHILDREN WITH ADHD
Keywords:
Child neuropsychological assessment, Cognitive-Behavioral Therapy, ADHDAbstract
O diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem aumentado de forma significativa durante os últimos anos, principalmente na população infantil, propiciando uma grande demanda na clínica para a psicologia. Este artigo tem por objetivo abordar técnicas de intervenção da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) com crianças com TDAH, a partir das contribuições da avaliação neuropsicológica. Um entendimento mais aprofundado sobre o funcionamento neuropsicológico, o desenvolvimento cognitivo, psicossocial e comportamental dos pacientes com TDAH se faz necessário para uma intervenção mais estruturada, articulada e eficiente no processo de tratamento terapêutico. A avaliação neuropsicológica infantil pode oferecer subsídios fundamentais para os psicólogos em relação a uma investigação mais completa do perfil cognitivo da criança com TDAH que, somada à avaliação do terapeuta, torna possível traçar o plano de tratamento de intervenção pela TCC de forma mais abrangente e específica a cada paciente, garantindo uma maior efetividade no processo.
Downloads
References
ARGIMON, Irani I. de L.; LOPES, Regina M. F. Avaliação Neuropsicológica Infantil: As-pectos Históricos, Teóricos e Técnicos. In: TISSER, Luciana. Avaliação neuropsicológica infantil. 2017.
BECK, Judith S. Terapia Cognitivo-comportamental: teoria e prática. Tradução de Sandra Mallmann da Rosa. 2ª ed. São Paulo: Artmed, 2013.
COUTO, Taciana Souza; MELO-JUNIOR, Mario Ribeiro; GOMES, Cláudia Roberta Araújo. Aspectos neurobiológicos do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): uma revisão. Ciências & Cognição, v. 15, n. 1, p. pp. 241-251, 2010.
ELIAS, Claudia de Souza Rodrigues et al. Quando chega o fim?: uma revisão narrativa sobre terminalidade do período escolar para alunos deficientes mentais. SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas, v. 8, n. 1, p. 48-53, 2012.
FAVARETO, Mariana K. S.; CARRARO, Patrícia R. Compreendendo o Transtorno De Dé-ficit De Atenção E Hiperatividade. Rev. Científica Eletrônica Estácio. V.8, n.8, p. 155-169. Julho/dezembro. 2016
FONSECA, Rochele P.; ZIMMERMANN, Nicolle; KOCHHANN, Renata. Avaliação neu-ropsicológica: bases para a interpretação quantitativa e qualitativa de desempenho. In: DOS SANTOS, Flávia Heloísa; ANDRADE, Vivian Maria; BUENO, Orlando FA. Neuropsicologia hoje. Artmed Editora, 2015.
FUENTES, Daniel; LUNARDI, Luciane. Funções executivas na sala de aula. In MALLOY-DINIZ, Leandro e org. Neuropsicologia: aplicações clínicas. 2016.
GONÇALVES, Hosana A.; PUREZA, Janice R.; PRANDO, Mirella L. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: breve revisão teórica no contexto da neuropsicologia infan-til. Revista Neuropsicologia Latino-americana, v. 3, n. 3, p. 20-24, 2011.
GUARDIOLA, Ana. Transtorno de atenção: aspectos neurobiológicos. In ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos e org. Transtornos da Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Artmed, 2016.
MALLOY-DINIZ, Leandro F.; col. Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade: trata-mento farmacológico e não farmacológico. In. PETERSEN, Circe S.; WAINER, Ricardo, col. Terapias Cognitivo-Comportamentais para Crianças e Adolescentes: ciência e arte. Porto Alegre. Artmed, 2011.
MIRANDA, Mônica Carolina; BORGES, Manuela; ROCCA, Cristiana C. de Almeida. Ava-liação Neuropsicológica infantil. In: MALLOY-DINIZ, Leandro F.; FUENTES, Daniel; MATTOS, Paulo; ABREU, Neander e col. Avaliação Neuropsicológica. Artmed, 2010.
PEREIRA, André; MATTOS, Paulo. Tratamento do transtorno de déficit de atenção e hipera-tividade (TDAH). In: RANGÉ, Bernard e col. Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. Porto alegre. Artmed, 2011.
RAMOS VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de
revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41,
2014.
RIBEIRO, Simone Pletz. TCC e as funções executivas em crianças com TDAH. Revista Bra-sileira de Terapias Cognitivas, v.12, n. 2, pp. 126-134, 2016.
ROTTA, Newra Tellechea. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: aspectos clíni-cos. In: ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos e org. Transtornos da Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Artmed, 2016.
SILVA, Ana Paula Casagrande; DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Perei-ra. Brincando e Aprendendo Habilidades Sociais. Jundiaí. Paco Editorial, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.