BECOMING-FROM-OUTSIDE: THE PROCESS OF SUBJECTIVATION IN BECOMING A FOREIGNER
Keywords:
SubjetivaçãoAbstract
Existem pilares na subjetivação enquanto um processo. Estes são efeitos e conceitos que percorrem esse fluxo promovendo sua sustentação, subjetivar é movimentar e dinamizar. No caso de uma filosofia da diferença, o que pode ser pensado como um suporte desse processo é o desejo, um desejo que compreende excesso no lugar da falta, expansão no lugar de um vazio e remanescência no lugar de uma angústia frente a eterna e dilacerante incompletude. Percebendo então a subjetivação enquanto processo é válido questionar como esse dinamismo se dá à medida que o individuo torna-se estrangeiro, a desterritorialização assim como a reterritorialização correspondem para além de um processo de deslocamento do corpo, mas promovem um deslocamento na maneira em que os fluxos desejantes se exprimem, ou seja, transforma-se (devir) a maneira de desejar (de fora). Para estruturar essa compreensão da subjetivação enquanto processo, nos cortes dos fluxos desejantes e nas experiências de um corpo nesse contexto de desterritorializar e reterritorializar trabalha-se com as obras de uma filosofia da diferença e/ou esquizoanálise, colocando em pauta uma maneira outra de experimentar os acontecimentos. Dessa forma, pensar a figura do migrante sob a perspectiva do seu processo de subjetivação é produzir uma crítica que vai muito além das análises já tão familizarizadas a esse campo que é psicologia.
Downloads
References
DELEUZE, G. L'abécédaire de Gilles Deleuze [entrevista concedida a] Claire Parnet. Revis-ta Sub Til Productions. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SlNYVnCUvVg&list=PLiR8NqajHNPbaX2rBoA2z6IPGpU0IPlS2. Data de acesso: 01 de nov. 2021.
DELEUZE, G. Empirismo e subjetividade: ensaio sobre a natureza humana segundo Hume (1953), 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2012.
DELEUZE, G. El poder: curso sobre Foucault (1986). 1ª ed. Buenos Aires: Cactus, 2014. t.2.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia, vol 5. 1. ed. São Paulo: Ed. 34, 1997.
DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 4. 1. ed. São Paulo: Ed. 34, 1997.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia, vol. 3. São Paulo: Ed. 34, 2010.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a Filosofia? 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O Anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.
GUATTARI, F.; RONILK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. 10. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
HAESBAERT, R. e GLAUCO, B. A Desterritorialização na Obra de Deleuze e Guattari. GEOgraphia, 4(7): 7-22, 2009.
HUR, D. U. Deleuze e a constituição do diagrama de controle. Fractal: Revista de Psicolo-gia [online]. 30(2):173-179, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i2/5507. Acesso em: 1 de nov. 2021.
PRECIADO, P. B. Um apartamento em Urano: crônicas da travessia. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.