CULTURA E ARTE POPULAR: PROCESSOS SUBJETIVOS DOS CARRANQUEIROS DE PIRAPORA-MG
Palabras clave:
Arte Popular, Carranca, Carranqueiro, Cultura Popular, Processos de SubjetivaçãoResumen
Este trabalho aborda os processos subjetivos dos carranqueiros da cidade de Pira-pora-MG, onde a carranca é uma das grandes representações da cultura popular ribeirinha e está articulada a aspectos totêmicos de proteção aos barqueiros e remeiros que trabalhavam na região do Médio São Francisco. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e tem como objetivo investigar aspectos teóricos ligados à cultura popular. O estudo é de ordem qualitativa com observação participante e se valida a partir das histórias de vida e orais, em que os artistas contam vivências pessoais e familiares da produção da carranca. Além disso, o método da experiência de campo ocorreu no contato com o cotidiano dos carranqueiros. A pesquisa teve como objetivo analisar a relevância das carrancas como dispositivo econômico, conhecer aspectos existentes no trabalho do carranqueiro, compreender a cultura popular das carrancas e alguns dos processos de subjetivação dos carranqueiros. O referencial teórico uti-lizado foi o pensamento de Guilles Deleuze e Félix Guattari. Os resultados mostram a rele-vância das vivências familiares dos carranqueiros, os afetos envolvidos na produção da car-ranca e o resgate dos valores simbólicos da cultura ribeirinha.Descargas
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Publicado
2016-11-30
Cómo citar
SANTOS, Joice Caroline Pinheiro dos. CULTURA E ARTE POPULAR: PROCESSOS SUBJETIVOS DOS CARRANQUEIROS DE PIRAPORA-MG. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 142–156, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/13590. Acesso em: 11 sep. 2025.
Número
Sección
Artigos de temática livre
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