A EFICÁCIA DO MINDFUL EATING PARA TRANSTORNOS ALIMENTARES E OBESIDADE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

  • Carolina Cota Almeida
  • Alessandra Almeida Assumpção Universidade Federal de Minas Gerais.

Palabras clave:

Mindful eating, Transtorno de compulsão alimentar, Anorexia nervosa, Bulimia nervosa, Obesidade, Terapia Cognitivo Comportamental

Resumen

O mindful eating tem sido muito discutido nas mídias sociais e em congressos de terapias cognitivas como uma intervenção para tratamento de alguns transtornos alimentares e da obesidade. Considerando esse cenário, o objetivo deste artigo é identificar a eficácia da intervenção mindful eating para o tratamento do transtorno de compulsão alimentar (TCA), da anorexia nervosa (AN), da bulimia nervosa (BN) e da obesidade. A metodologia do trabalho consistiu em uma revisão integrativa nas bases de dados PubMed, BVS-Psi, Scholar Google e PsycINFO, no período de 1º de janeiro de 2000 a 31 de março de 2017. Foram encontrados 57 artigos, oito dos quais foram selecionados para análise de dados, após a avaliação dos critérios de elegibilidade. Os estudos analisados indicaram como resultados positivos: (1) aumento do autocontrole, (2) aumento da autoeficácia para perda de peso, (3) influência na escolha da quantidade de comida e (4) na redução da impulsividade ao escolher um alimento, (5) redução do IMC e (6) promoção de mudanças saudáveis no comportamento relativo à alimentação. Assim, conclui-se que a intervenção mindful eating foi eficaz para tratamento dos transtornos alimentares (TCA, AN e BN) e obesidade, sendo indicada, dessa forma, como parte do protocolo de tratamento da terapia cognitivo-comportamental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina Cota Almeida

Psicóloga, especialista em Psicologia: Terapia Cognitivo-Comportamental PUC Minas.

Alessandra Almeida Assumpção, Universidade Federal de Minas Gerais.

Psicóloga, Assistente Social, Especialista em Gerenciamento de Projetos, Mestra em Medicina Molecular -UFMG e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento Humano - UFMG. Docente e coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu Psicologia: Terapia Cognitivo-Comportamental PUC Minas.

Publicado

2018-09-12

Cómo citar

ALMEIDA, Carolina Cota; ASSUMPÇÃO, Alessandra Almeida. A EFICÁCIA DO MINDFUL EATING PARA TRANSTORNOS ALIMENTARES E OBESIDADE: REVISÃO INTEGRATIVA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 25–36, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/18403. Acesso em: 15 sep. 2025.