A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA DA PUC MINAS EM BETIM SOBRE AS QUESTÕES DE FORMAÇÃO GERAL DO ENADE: UM ENIGMA DE OUTRO MUNDO?

Auteurs-es

  • Allisson Vasconselos Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Danielle Bárbara Mendes Dornas Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mots-clés :

ENADE, Estudantes de psicologia, Formação geral

Résumé

O Curso de Psicologia da PUC Minas em Betim (PUC Minas/Betim) vem apre-sentando índices muito inferiores na avaliação de formação geral do Exame Nacional de De-sempenho de Estudantes (ENADE). Isso gera um grande mal-estar entre os professores do curso, uma vez que o ENADE é utilizado para avaliar a qualidade do ensino oferecido, e uma nota muito baixa pode levar à suspensão da oferta do curso. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo identificar os fatores envolvidos no baixo rendimento dos estudantes de psico-logia na avaliação supracitada. Através de entrevistas semiestruturadas, foram investigadas as motivações dos alunos que realizaram ou estavam mais propensos a realizar o exame, de mo-do a compreender os fatores relacionados à busca por informações sobre os tópicos que com-põem a formação geral, tais como política, economia, educação, saúde e cultura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Allisson Vasconselos Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

http://lattes.cnpq.br/9000123909532199

Danielle Bárbara Mendes Dornas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

http://lattes.cnpq.br/1833816471321431

Téléchargements

Publié-e

2016-11-30

Comment citer

OLIVEIRA, Allisson Vasconselos; DORNAS, Danielle Bárbara Mendes. A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA DA PUC MINAS EM BETIM SOBRE AS QUESTÕES DE FORMAÇÃO GERAL DO ENADE: UM ENIGMA DE OUTRO MUNDO?. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 34–46, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/13584. Acesso em: 10 sept. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos de temática livre