PROJETO DE VIDA NA TERCEIRA IDADE: O TRABALHO DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA SENSIBILIZAÇÃO DE UM GRUPO DE IDOSAS
Mots-clés :
Terceira idade, Projeto de vida, Orientação Profissional, Técnicas de grupoRésumé
O presente artigo relata uma prática extensionista realizada com um grupo de idosas a partir da disciplina de orientação profissional no curso de psicologia. O objetivo foi realizar um trabalho de sensibilização com o grupo, visando promover uma reflexão e engajamento deste para suas questões subjetivas ligadas à produção de um projeto de vida. A prática se fez por meio do método de oficinas psicossociais. Os resultados alcançados apontam que diante de vidas em transformação social e na busca por melhorias na qualidade de vida, as técnicas grupais, aliadas à escuta especializada de cuidado e acolhimento, propiciaram às participantes a oportunidade de expor sentimentos e sonhar com um futuro mais ampliado de possibilidades. Percebeu-se também a relevância do trabalho da psicologia para diminuir os impactos advindos do envelhecimento natural do ser humano e a elaboração de um projeto de vida como um facilitador desse processo.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2017-02-28
Comment citer
FARIA, Ana Maria Almeida de; SOUZA, Bárbara Mirian Carvalho; SILVA, Luana Vieira da; SILVA, Nathália Cristina Siqueira e; LOPES, Priscilla Eni de Souza; ROSA, Valdenia de Freitas; OLIVEIRA, Vilmar Pereira de; FELIPPE, Maria da Penha Zanotelli. PROJETO DE VIDA NA TERCEIRA IDADE: O TRABALHO DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA SENSIBILIZAÇÃO DE UM GRUPO DE IDOSAS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 295–306, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/14264. Acesso em: 20 août. 2025.
Numéro
Rubrique
Artigos de temática livre
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.