ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COM JOVENS DO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA DE SENSIBILIZAÇÃO
Mots-clés :
Orientação Profissional, Prática extensionista, Técnicas de Sensibilização, Escolha profissionalRésumé
O presente artigo apresenta a prática extensionista realizada com alunos do 2º ano do ensino médio da Escola do Serviço Social da Indústria (SESI) unidade Newton Antônio da Silva Pereira, situada no bairro São Gabriel, na região nordeste de Belo Horizonte. O objetivo deste trabalho foi sensibilizar os jovens em idade escolar para uma reflexão mais ampla acerca da escolha profissional e dos projetos de vida, bem como fornecer informações sobre as profissões e o mercado de trabalho, a fim de contribuir no processo de autoconhecimento destes sujeitos e torná-los mais próximos da realidade profissional. Para alcançar tais objetivos, utilizamos, em uma Oficina Psicossocial, três técnicas de sensibilização, que são “História do nome”, “Gosto e Faço” e “Escolha dos Bombons”. A partir delas, obtivemos como resultado a tomada de consciência por parte dos jovens sobre os fatores que devem ser considerados para que esta escolha possa ser feita da melhor forma possível, pois o processo terá efeitos futuros.Téléchargements
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Publié-e
2018-09-12
Comment citer
LIMA, Alencar Daminie; ALVES, Esther Aparecida; VASCONCELOS, Jennifer Antonelle; LOPES, Priscilla Eni de Souza; GOMES, Samuel Vitor de Oliveira; COELHO, Tamires Silva. ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COM JOVENS DO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA DE SENSIBILIZAÇÃO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 488–500, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/16007. Acesso em: 20 août. 2025.
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