TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: OS DESDOBRAMENTOS DO DIAGNÓSTICO NA VIDA ESCOLAR DA CRIANÇA
Palavras-chave:
TDA/H, Contexto escolar, DesdobramentosResumo
O presente estudo visou conhecer os possíveis desdobramentos na vida escolar da criança, advindos do diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Assim, este trabalho, originário de revisão bibliográfica, descortinou a temática do TDA/H no contexto escolar, destacando a crescente disseminação do diagnóstico na atualidade e as decorrências que dele incidem. A Ritalina, medicamento mais utilizado no Brasil para o tratamento do TDA/H, apresentou um aumento de consumo substancial nos últimos anos, colocando o país em segundo lugar no ranking mundial de maior consumidor do medicamento. Já a escola, instituição que historicamente desempenha um papel disciplinador, aparece aqui como coadjuvante da crescente patologização e medicalização da infância, pois é nesse contexto que o diagnóstico é amplamente propagado. Não apenas a escola, mas outros mecanismos de poder também contribuem para a disseminação do diagnóstico, como o discurso médico e psicológico, que, muitas vezes, rotula e classifica o indivíduo quando este não corresponde às expectativas de ser “bom” aluno, quieto e obediente. Quando este indivíduo é, então, diagnosticado com TDA/H, ainda que incorretamente, diversos desdobramentos lhe recaem, tanto no aspecto orgânico, devido à utilização do medicamento, como no âmbito relacional e afetivo. Após o diagnóstico, o indivíduo também pode ser considerado essencialmente “TDA/H”, tendo sua subjetividade apagada através de rotulações e discriminações, tendo comprometimentos de ordem afetiva, social, emocional e relacional. Para tanto, faz-se importante um posicionamento crítico diante dessa realidade por todos os envolvidos nessa dinâmica.
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