A PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA E A POTÊNCIA DO AFETO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO

Auteurs-es

  • Larissa Cecília dos Santos PUC Minas
  • Eliza Rebelo Machado
  • Márcia Mansur Saadallah

Mots-clés :

psicologia sócio comunitária, atendimento psicossocial, afeto, vulnerabilidade social

Résumé

Esse artigo consiste em um relato de experiência resultante da prática de estágio curricular obrigatório “Estágio VI – O psicólogo na comunidade” do curso de Psicologia da PUC Minas - Campus Coração Eucarístico, no qual o principal objetivo é realizar acompanhamento psicossocial com famílias em situação de vulnerabilidade social na comunidade da Vila Cemig, situada na região do Barreiro na cidade de Belo Horizonte. O presente relato foi desenvolvido após uma dupla de estagiárias realizar atendimentos semanais, e posteriormente quinzenais durante dois semestres com uma família que, com o propósito de preservar as identidades da sua composição, será denominada Mendes. A prática foi realizada através da abordagem da Psicologia Social Comunitária, e o posicionamento das estagiárias foi pautado principalmente nas discussões de Bader Sawaia (2009) e Carla Bronzo (2009), mediante leituras, encontros semanais com a professora supervisora e suporte dos então monitores do estágio. Os principais resultados ocorreram por meio da prática baseada no afeto, na prática grupal e no trabalho de parceria com a rede constituída de equipamentos da rede pública e lideranças comunitárias, através do qual foi possível identificar as potencialidades presentes nas famílias em situação de vulnerabilidade e diante disso superá-la, ao construir ações junto à comunidade, de modo a fortalecer os vínculos e afetos existentes nela e estimular novos. Para as estagiárias, tal experiência constituiu-se em grande aprendizado e crescimento tanto pessoal quanto profissional, representando uma referência de exercício profissional baseado no Compromisso Social da Psicologia. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANSARA, Soraia; DANTAS, Bruna Suruagy do Amaral. Intervenções psicossociais na comunidade: desafios e práticas. Psicologia & Sociedade, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 95-103, 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-71822010000100012&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 06 jan. 2020.

BRONZO, Carla. Vulnerabilidade, Empoderamento e Metodologias Centradas na Família: Conexões e uma Experiência para Reflexão. In: Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Brasil. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil. Brasília: 2009, 413 p. Disponível em: < https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Livros/concepcao_gestao_protecaosocial.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2020.

NEPOMUCENO, Léo Barbosa; XIMENES, Verônica Morais; CIDADE, Elívia Camurça; MENDONÇA, Francisco Weslay Oliveira; SOARES, Camila Alves. Por uma psicologia comunitária como práxis de libertação. Psico (PUCRS), v. 39, n. 4, out./dez. 2008, p. 456-464. Disponível em: < http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/3532>. Acesso em: 08 jan. 2020.

SAWAIA, Bader Burihan. Psicologia e desigualdade social: uma reflexão sobre liberdade e transformação social. Psicologia & Sociedade, São Paulo, v. 21, n. 3, p. 364-372, 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-71822009000300010&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 09 jan. 2020.

Téléchargements

Publié-e

2020-09-07

Comment citer

DOS SANTOS, Larissa Cecília; MACHADO, Eliza Rebelo; MANSUR SAADALLAH, Márcia. A PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA E A POTÊNCIA DO AFETO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 5, n. 9, p. 86–102, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/22467. Acesso em: 10 sept. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos de temática livre