IMPLICAÇÕES DA COVID-19 NA ADOLESCÊNCIA: EXPLORANDO AS DIMENSÕES PSICOSSOCIAIS DA PANDEMIA

Auteurs-es

  • Viviane Gomes Ferrari PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
  • Aline de Souza Araújo PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
  • Gabriela Rodrigues Paulino PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
  • Vitória Oliveira dos Santos Galdêncio PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
  • Luciana Cecilia Ferraz dos Santos PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Mots-clés :

pandemia; adolescência; saúde mental; coronavirus.

Résumé

O presente artigo objetivou compreender e analisar a extensão dos impactos psicológicos e sociais da pandemia de Covid-19 na vida dos adolescentes. A pesquisa contou com a participação de 20 alunos, sendo 10 oriundos de uma escola particular situada na cidade de Belo Horizonte e outros 10 estudantes de uma escola pública situada na cidade de Contagem. A revisão sistemática da bibliografia subsidiou as entrevistas, proporcionando discernimento sobre as complexidades do período. Destaca-se a relevância de investigações diante da maior crise sanitária global do século XXI, visando ações para mitigar impactos e promover estratégias eficazes de enfrentamento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5-TR. 5, texto revisado. Porto Alegre: Artmed Editora LTDA, 2023.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS. Pandemia de COVID-19: múltiplas perspectivas, 2021.Disponível em: <www.dspace.almg.gov.br/handle/11037/43336>. Acesso em: 23 out. 2022.

AYRES, JRCM.; FRANÇA, Júnior I.; CALAZANS, GJ.; SALETTI, Filho HC. O conceito de vulnerabilidade e as práticas de saúde: novas perspectivas e desafios. In: Czeresnia D, Freitas CM, organizadores. Promoção da saúde – conceitos, desafios, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2003. p. 117-38.

CARRANÇA, Thaís. Crise de saúde mental nas escolas: ‘Alunos estão deprimidos, ansiosos, em luto e faltam psicólogos’. BBC NEWS BRASIL, 2022. Disponível em: <www.bbc.com/portuguese/brasil-62613309>. Acesso em: 11 set. 2022.

CLOUTIER, R. DRAPEAU, S. Psicologia da adolescência. 3° edição. Rio de Janeiro: Editora Vozes. 2012

CNN BRASIL. Surto de ansiedade coletiva acende alerta sobre saúde mental de estudantes. Disponível em: <www.cnnbrasil.com.br/saude/podcast-e-tem-mais-surto-de-ansiedade-coletiva-acende-alerta-sobre-saude-mental-de-estudantes/>. Acesso em: 01 out. 2022.

DOMINGOS, Basílio. MALUF, Maria Regina. Experiências de Perda e de Luto em Escolares de 13 a 18 Anos. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2003, 16(3), pp. 577-589.

GORDIA, Alex Pinheiro. SILVA, Rosane Carla R. QUADROS, Teresa Maria B. CAMPOS, Wagner de. Variáveis comportamentais e sociodemográficas estão associadas ao domínio psicológico da qualidade de vida de adolescentes. Revista Paulista de Pediatria. 2010;28(1):29-35.

LEAHY, R. Livre de ansiedade. Porto Alegre: Artmed, 2011.

MINISTÉRIO da Saúde. Painel de casos de doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) no Brasil pelo Ministério da Saúde. Brasil, 2020. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em: 28 set. 2022.

MIRANDA, Débora Marques de. MALLOY-DINIZ, Leandro Fernandes. O Adolescente: Desenvolvimento Humano no Ciclo da Vida. 1.ed. São Paulo: Hogrefe, 2021.

OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de. DA SILVA, Jorge Luiz. ANDRADE, André Luiz Monezi. MICHELI, Denise de. CARLOS, Diene Monique. SILVA,Marta Angélica Iossi. A saúde do adolescente em tempos da COVID-19: scoping review. Cadernos de Saúde Pública. 2020.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Histórico da pandemia de COVID-19. Disponível em: <www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19>. Acesso em: 23 out. 2022.

SCOTT, J. B. et al. O conceito de vulnerabilidade social no âmbito da psicologia no Brasil: uma revisão sistemática da literatura. Psicologia em Revista, v. 24, n. 2, p. 600–615, 2018.

SENNA, S.R.C.M. DESSEN, M.A. Contribuições das Teorias do Desenvolvimento Humano para a Concepção Contemporânea da Adolescência. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Jan-Mar 2012, Vol. 28 n. 1, pp. 101-108.

SIEGEL, D. Cérebro adolescente: o grande potencial,a coragem e a criatividade da mente dos 12 aos 24 anos. 1° edição. São Paulo: nVersos. 2016.

UNICEF. Impacto da covid-19 na saúde mental de crianças, adolescentes e jovens é significativo, mas somente a “ponta do iceberg.” Disponível em: <www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/impacto-da-covid-19-na-saude-mental-de-criancas-adolescentes-e-jovens>. Acesso em: 23 out. 2022.

Téléchargements

Publié-e

2025-06-08

Comment citer

GOMES FERRARI, Viviane; DE SOUZA ARAÚJO, Aline; RODRIGUES PAULINO, Gabriela; OLIVEIRA DOS SANTOS GALDÊNCIO, Vitória; CECILIA FERRAZ DOS SANTOS, Luciana. IMPLICAÇÕES DA COVID-19 NA ADOLESCÊNCIA: EXPLORANDO AS DIMENSÕES PSICOSSOCIAIS DA PANDEMIA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 284–309, 2025. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/32650. Acesso em: 13 août. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos de temática livre