O FEMININO SEGUNDO G.H.: PSICANÁLISE E LITERATURA NA OBRA “A PAIXÃO SEGUNDO G.H.” DE CLARICE LISPECTOR
Keywords:
Semblante, Gozo, Objeto a, Amor, FemininoAbstract
Tema recorrente nas letras de músicas, nas obras de arte, no cinema e na literatura, é possível tratar e ilustrar a sexualidade feminina de diferentes maneiras. A psicanálise, como uma ciência do particular, dedica boa parte de seus estudos ao feminino, bem como recebe importantes contribuições dele. Desse modo, pretende-se articular a obra de Clarice Lispector, A paixão segundo G.H., com a perspectiva lacaniana sobre a mulher, a fim de investigar o amor como um semblante para a personagem G.H. Toma-se, como ponto de partida, a relação sustentável e permutável entre a literatura e psicanálise, como um saber que ensina à teoria psicanalítica. Portanto, o percurso traçado se orienta por fragmentos do romance que podem dialogar com contribuições psicanalíticas a respeito desse assunto. São trabalhados os conceitos de semblante, gozo, amor e feminino, a partir da protagonista do livro. Esse trabalho tem como objetivo ensinar as particularidades da relação entre o amor e os semblantes para o sujeito feminino.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-06-05
How to Cite
MIRANDA, Mariana Magalhães. O FEMININO SEGUNDO G.H.: PSICANÁLISE E LITERATURA NA OBRA “A PAIXÃO SEGUNDO G.H.” DE CLARICE LISPECTOR. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 228–244, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/15254. Acesso em: 9 aug. 2025.
Issue
Section
Artigos de temática livre
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.