NARRATIVAS SOBRE INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Parole chiave:
Psicologia escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Intervenção psicossocial, PsicossociologiaAbstract
O estágio em psicologia realizado em uma escola particular católica da cidade de Belo Horizonte é o instigador da reflexão deste artigo que toma a Psicologia Social para uma atuação junto a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os jovens e adultos inseridos nesta escola apresentam trajetórias de trabalho formal e informal e representam um grupo cultural específico com experiências de exclusão social, econômica e escolar. Iniciamos nossa intervenção psicossocial com ações direcionadas aos alunos, a saber: oficinas de grupo e acolhimento individual. Tais metodologias nos possibilitaram trabalhar questões pessoais e grupais, bem como as repercussões das mesmas, na vida e no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Várias questões foram abordadas no contexto da intervenção, como: relações interpessoais, preconceito, direitos e cidadania, história, projeto de vida, memória, integração grupal, aprendizagem, dentre outras. A abordagem psicossocial que adotamos pauta-se na psicossociologia e também nas contribuições de Paulo Freire. Conforme este autor aprender é se apropriar do mundo, problematizá-lo, colocar-se criticamente diante dele, indo além dos muros da sala de aula e envolvendo toda uma vivência cotidiana. Através das narrativas dos alunos acreditamos na possibilidade de construção de novos discursos e, assim, novas formas de pensar a abordagem clínica no cenário escolar.
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