NARRATIVAS SOBRE INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autori

  • Luana Carola dos Santos UFMG
  • Cássia Beatriz Batista UFSJ
  • Thaíres Costa Ferreira Psicóloga. Pós Graduada em Construcionismo Social: práticas psicossociais pós-modernas (PUC MINAS).

Parole chiave:

Psicologia escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Intervenção psicossocial, Psicossociologia

Abstract

O estágio em psicologia realizado em uma escola particular católica da cidade de Belo Horizonte é o instigador da reflexão deste artigo que toma a Psicologia Social para uma atuação junto a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os jovens e adultos inseridos nesta escola apresentam trajetórias de trabalho formal e informal e representam um grupo cultural específico com experiências de exclusão social, econômica e escolar. Iniciamos nossa intervenção psicossocial com ações direcionadas aos alunos, a saber: oficinas de grupo e acolhimento individual. Tais metodologias nos possibilitaram trabalhar questões pessoais e grupais, bem como as repercussões das mesmas, na vida e no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Várias questões foram abordadas no contexto da intervenção, como: relações interpessoais, preconceito, direitos e cidadania, história, projeto de vida, memória, integração grupal, aprendizagem, dentre outras. A abordagem psicossocial que adotamos pauta-se na psicossociologia e também nas contribuições de Paulo Freire. Conforme este autor aprender é se apropriar do mundo, problematizá-lo, colocar-se criticamente diante dele, indo além dos muros da sala de aula e envolvendo toda uma vivência cotidiana. Através das narrativas dos alunos acreditamos na possibilidade de construção de novos discursos e, assim, novas formas de pensar a abordagem clínica no cenário escolar.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Luana Carola dos Santos, UFMG

Psicóloga (PUC Minas São Gabriel).  – Mestre e doutoranda em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Cássia Beatriz Batista, UFSJ

Professora do Departamento de Psicologia da UFSJ

Thaíres Costa Ferreira, Psicóloga. Pós Graduada em Construcionismo Social: práticas psicossociais pós-modernas (PUC MINAS).

Psicóloga. Pós Graduada em Construcionismo Social: práticas psicossociais pós-modernas (PUC MINAS).

Riferimenti bibliografici

AFONSO, Lúcia. (Org.). Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial. Belo Horizonte: Edições do Campo Social, 2002.

BATISTA, Cássia Batista; SOUSA, Letícia Soares de. Atenção psicossocial de jovens: uma experiência em psicologia comunitária. Artigo apresentado e publicado online nos Anais do IX Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica, UFMG, BH, 2007.

BATISTA, Cássia Beatriz. OLIVEIRA, Jacqueline Alves de e CARDOSO, Markelly Ortlieb. Psicologia social em uma instituição escolar: Relato de uma experiência com jovens e adultos. Em MAYORGA, Claudia e PRADO, Marco Aurélio (org.) Psicologia Social: articulando saberes e fazeres. BH: Autêntica, 2007.

BATISTA, Cássia Beatriz e ANDRARE, Valéria Freire de. Educação Integrada e Espaços de Aprendizagens: diálogos entre escola e projeto social. Gerias: Revista Interinstitucional de Psicologia, 3(1), 2-11, 2010. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v3n1/v3n1a02.pdf. Acesso em 14 de setembro de 2017.

BARUS-MICHEL, Jacqueline. A problemática clínica. In: O sujeito social. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2004.

DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez (Org.) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996, P.136-161.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 17ª edição. p. 10, 2002.

GAULEJAC, Vincent. Histórias de Vida e escolhas teóricas. Em Les Cachiers du Laboratoire de Changement Social; nº 1 – junho / 1996, Université de Paris 7, Paris. Traduzido por Vanessa Andrade Barros, para ser utilizado nas aulas da disciplina Engajamento Militante e História de Vida do curso de Mestrado em Psicologia Social, FAFICH, UFMG. Transcrição: Renata Amaral Araújo.

GAULEJAC, Vincent. Psicossociologia e Sociologia Clínica. In: Araújo, José Newton Garcia de e CARRETEIRO, Teresa Cristina (orgs.). Cenários Sociais e abordagem Clínica. São Paulo: Escuta; Belo Horizonte, Fumec, 2001.

LOPES, Selva Paraguassu e SOUZA, Luzia Silva. EJA: Uma educação possível ou mera utopia. Revista Selva. Disponível in https://pt.scribd.com/doc/105510649/EJA-UMA-EDUCACAO-POSSIVEL-OU-MERA-UTOPIA. Acesso em 14 de setembro de 2017.

LÉVY, André. Ciências clínicas e organizações sociais. Belo Horizonte: Autêntica. 2001.

ROCHA, Marisa Lopes da. A formação na interface psicologia /educação: Novos desafios. In MANCEBO, Deise e JACÓ-VILELA, Ana Maria. Psicologia Social: Abordagens sócio-históricas e desafios contemporâneos –dois ed -Rio de Janeiro: EDUERJ, 2004.

Pubblicato

2018-09-12

Come citare

SANTOS, Luana Carola dos; BATISTA, Cássia Beatriz; FERREIRA, Thaíres Costa. NARRATIVAS SOBRE INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 453–461, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/15993. Acesso em: 21 ago. 2025.