AS EMOÇÕES NA ADOLESCÊNCIA: REGULAÇÃO EMOCIONAL SOB A ÓTICA DA TERAPIA DOS ESQUEMAS

Autori

  • Karine Lima Vitalino Franco
  • Alessandra Almeida Assumpção UFMG

Parole chiave:

Adolescência, Emoções, Terapia dos Esquemas, Regulação emocional

Abstract

Na atualidade tem se percebido um crescente interesse sobre o processo de maturação do adolescente e de métodos terapêuticos eficazes nessa etapa da vida. O presente trabalho procura ressaltar a atuação da Terapia dos Esquemas (TE) no tratamento e conscientização sobre as emo­ções do adolescente, promovendo psicoeducação sobre possíveis mudanças nos esquemas ainda flexíveis, apresentando um caminho preventivo de esquemas rígidos que podem influenciar no surgimento de transtornos. O texto assume a forma de revisão narrativa, uma análise da literatura em livros, artigos, baseadas em interpretação e análise crítica. Observou-se que a TE para adolescente tem sido considerada uma proposta integradora sendo fundamental na prevenção da instalação e cronificação dos modos e esquemas desadaptativos. O papel do terapeuta é de extrema importância, pois através da reparentalização limitada, busca-se preencher as necessidades emocionais não atendidas do paciente.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Karine Lima Vitalino Franco

Psicóloga, especialista em Psicologia: Terapia Cognitivo-Comportamental PUC Minas.

Alessandra Almeida Assumpção, UFMG

Psicóloga, Assistente Social, Especialista em Gerenciamento de Projetos, Mestra em Medicina Molecular -UFMG e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento Humano - UFMG. Docente e coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu Psicologia: Terapia Cognitivo-Comportamental PUC Minas.

Pubblicato

2018-09-12

Come citare

FRANCO, Karine Lima Vitalino; ASSUMPÇÃO, Alessandra Almeida. AS EMOÇÕES NA ADOLESCÊNCIA: REGULAÇÃO EMOCIONAL SOB A ÓTICA DA TERAPIA DOS ESQUEMAS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 52–66, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/18405. Acesso em: 20 ago. 2025.