INVESTIGAÇÕES SOBRE A IMIGRAÇÃO HAITIANA EM BETIM-MG: TERRITORIALIDADE E SUBJETIVIDADE - APROXIMAÇÕES COM A PSICOLOGIA
Keywords:
Imigração haitiana, Territorialidade, SubjetividadeAbstract
Este texto é fruto de uma primeira experiência em pesquisa, no contexto do Estágio Obrigatório em Pesquisa, no Curso de Psicologia da Fapsi – PUC Minas, Unidade de Betim, no ano de 2018. O objetivo da investigação foi compreender e analisar a percepção de imigrantes haitianos vindos para Betim-MG, acerca de suas experiências de imigração neste território, os impactos subjetivos e estratégias de sobrevivência. Investigou-se, inicialmente, de maneira exploratória a Ong Associação de Promoção Social e Serviços Especiais de Minas Gerais (APSSEMG), em Betim; o Centro Zanmi, do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, em Belo Horizonte e uma Unidade Básica de Saúde no Bairro Marimba, em Betim. Foram realizadas entrevistas abertas junto a três famílias de haitianos, acompanhadas semanalmente, configurando-se um processo de pesquisa-intervenção. As visitas iniciais exploratórias mostraram que inexiste o exercício de uma política pública para imigrantes na cidade de Betim, obrigando os imigrantes a se deslocarem para Contagem, quando buscam algo mais específico tanto em termos de saúde, educação quanto em acontecimentos culturais. Diferentemente, o município de Contagem apresenta o exercício de uma política publica um pouco mais organizado. Os encontros com as três famílias de imigrantes revelaram sobre a importância da materialidade da vida na constituição da subjetividade e também na reprodução das relações de poder e de gênero, embora esta última dedução associativa não fora nosso objetivo inicial. Os relatos evidenciam histórias de pessoas que lutam em busca de um território e por uma territorialidade para existirem, preservando seus valores, tradições, sua língua, mas também abrindo para novas construções objetivas e subjetivas. Em decorrência dessa experiencia, as autoras concorreram ao Edital 078/2018 Probic Fapemig, da PUC Minas, onde terão a oportunidade de aprofundarem os caminhos apresentados por esta pesquisa-intervenção.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-07-19
How to Cite
SANTOS, Gracielle Gomes dos; SILVA, Lilisane de Cassia; BRANDÃO, Giselle Reis. INVESTIGAÇÕES SOBRE A IMIGRAÇÃO HAITIANA EM BETIM-MG: TERRITORIALIDADE E SUBJETIVIDADE - APROXIMAÇÕES COM A PSICOLOGIA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 135–152, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/20759. Acesso em: 25 oct. 2025.
Issue
Section
Dossiê
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.




